Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI) está em Oeiras promovendo uma formação que visa capacitar gestoras e gestores em quatro territórios estratégicos: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé e Chapada Vale do Rio Itaim. Essa iniciativa, dividida em três módulos – “Políticas Públicas e Gênero”, “Políticas Públicas e Raça”, e “Gestão de Políticas Públicas para as Mulheres” – busca qualificar os participantes para compreender os processos históricos de desigualdade de gênero e raça.
A Diretora Institucional e Ações Temáticas, Ianara Evangelista, destaca que essa formação em Oeiras faz parte de uma estratégia interterritorial, reunindo diversos territórios para quatro agendas formativas. A segunda rota abrange cinco municípios: Valença, Picos, Sussuapara, Oeiras e Queimada Nova. A diretora explica que essa agenda é exclusivamente para as gestoras das políticas de mulheres do Estado do Piauí.
“Estamos muito felizes e animadas com esse momento formativo de compreensão do que são as políticas públicas e como acontece o ciclo, bem como podemos instrumentalizar gestoras de informações em torno do orçamento público, entendendo a interface a partir de gênero e raça”, afirma Ianara Evangelista. Ela conclui ressaltando que essa qualificação visa capacitar as gestoras para elaborar políticas públicas nos municípios.
Tags: #gestoras, #Oeiras, #OPM, #SEMPI, #território, mulheres