Consórcio Nordeste: Secretária de Estado das Mulheres do Piauí participa da instalação da Câmara Técnica para Políticas Públicas Femininas

O governo do Piauí, através da secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, esteve na primeira reunião de instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste, realizada no auditório da vice-governadoria de Pernambuco, em Recife. Nesse encontro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, foi eleita para a Coordenação Política, enquanto a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, assumiu a Coordenação Técnica.

Durante a reunião, foram delineados os eixos prioritários para a elaboração do plano de trabalho, abrangendo áreas como gênero, raça, sustentabilidade, política do cuidado e fortalecimento da esfera pública. As prioridades resultarão de um diagnóstico da situação atual das mulheres no Nordeste, considerando dados significativos, como a predominância de mulheres na população (52,8%) e a taxa de analfabetismo (10%, o dobro da média nacional).

A governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste, expressou sua alegria pela instalação da Câmara voltada para articular políticas para mulheres. “Essa câmara será mais uma instância que fortalecerá a nossa luta por paz e justiça social, e é necessário muita unidade para que possamos avançar no enfrentamento da misoginia, do machismo e de toda e qualquer forma de violência, preconceito e discriminação”, pontuou Fátima. Ela também abordou a função do Governo, por meio do Ministério das Mulheres, no impulso para a implementação de políticas públicas eficazes, visando à proteção e defesa da vida e dos direitos das mulheres. “Vamos nos inspirar nas mulheres nordestinas de luta”, proclamou.

A secretária Zenaide destacou a relevância da Câmara Técnica para aplicação de boas práticas e articulação de pactos entre os estados nordestinos. “Aqui estamos com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a governadora Raquel, e outras representantes, e juntas estamos discutindo ações para implementar políticas públicas para as mulheres através do Consórcio Nordeste, que tem como finalidades integrar as políticas para as mulheres e articular boas práticas em conjunto, bem como articular pactos e formalizar ações em prol das mulheres em todas as áreas para que fortaleça as mulheres não só o Piauí, mas de todos os estados do nordeste de forma integrada”, explicou Lustosa.

Os dados apresentados revelam que os domicílios liderados por mulheres têm o maior índice de insegurança alimentar moderada e grave. Em relação à violência sexual, houve um aumento de 15,8% nas ameaças a mulheres no Nordeste e de 7,2% no Brasil entre 2021 e 2022, resultando em uma taxa de 388,1 vítimas para cada 100 mil mulheres na região nordestina. Os estupros de mulheres, incluindo vítimas vulneráveis, cresceram 24,2% no Brasil e 22,9% no Nordeste durante o mesmo período, alcançando uma taxa de 50,1 vítimas para cada 100 mil mulheres na região. Apesar da subnotificação, o feminicídio diminuiu no Nordeste, enquanto aumentou no Brasil. A participação política das mulheres avançou, mas ainda é substancialmente menor do que a dos homens. Embora representem a maioria do eleitorado brasileiro (52,66%), as mulheres estão sub-representadas na política, com apenas dois estados do Nordeste (PE e RN) sendo liderados por mulheres. Dos 5.496 prefeitos eleitos em 2020, apenas 12,1% são mulheres. A Câmara dos Deputados tem 17,7% de mulheres eleitas em 2022, enquanto no Nordeste esse número é de 11,9%. No Senado Federal, 14 dos 81 parlamentares são mulheres, com 6 senadoras no Nordeste em exercício. Em relação aos deputados estaduais, 18% no Brasil e 17,9% no Nordeste são mulheres, evidenciando a necessidade contínua de promover a representação feminina na política.

Tags: , , , , ,