Nesta segunda-feira (26), a Coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, e a Gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, ambas representando a Secretaria de Estado das Mulheres, realizaram uma visita à Casa da Mulher Brasileira para concluir os últimos detalhes em preparação para a inauguração. Localizada na rua Primeiro de Novembro, 3102, bairro Primavera, esse espaço representa um avanço na contínua luta contra a violência de gênero. Este projeto, que aprimora a Lei Maria da Penha, busca oferecer um atendimento completo e especializado às mulheres em situação de violência, tudo em um único espaço.
O diferencial da Casa é a reunião de todos esses serviços no mesmo local, eliminando a burocracia e facilitando o acesso. Muitas mulheres, frequentemente, desistem de dar continuidade às denúncias devido à burocracia envolvida, enfrentando a necessidade de deslocamento para vários locais. Na Casa da Mulher Brasileira, esse cenário muda significativamente. A estrutura de 1.450 metros quadrados está em fase final de preparação, com a entrega dos móveis prevista para 04/03. A inauguração está marcada para 08/03, com a presença esperada da Ministra Cida Gonçalves e, possivelmente, do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Casa funcionará 24 horas por dia, incluindo fins de semana, com uma gestão compartilhada envolvendo serviços de segurança e justiça do Estado.
A coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, destaca a perspectiva de um atendimento humanizado e acolhedor da Casa, onde a mulher será assistida por profissionais especializadas. O ambiente inclui serviços como Delegacia Especializada, Juizado/Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda. “A Casa da Mulher Brasileira tem a proposta de oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e respeitoso. Ao buscar atendimento, a mulher será assistida por uma profissional especializada, tendo a opção de registrar um boletim de ocorrência ou solicitar medidas protetivas no mesmo espaço, garantindo autonomia em suas decisões”, explica a coordenadora.
A diretora de Gestão de Eventos Estratégicos da Secretaria de Governo do Estado do Piauí, Nathálya Vasconcelos, destaca a positividade em relação à estrutura da Casa. “O Governo do Estado colaborará com tudo que for necessário para que a inauguração aconteça com qualidade e para que possamos receber as autoridades e mostrar para eles a força do Piauí no atendimento a essas mulheres”, afirma.
A Casa da Mulher Brasileira surge como um avanço na busca por um atendimento mais eficaz e integrado, reforçando o compromisso do Piauí em enfrentar e combater a violência contra a mulher.
Tags: #CasadaMulherBrasileira, #SEMPI, #violência, #violênciadoméstica, mulheres