Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, compõem uma visão global para um futuro mais equitativo e sustentável. No âmbito do ODS 5, que foca na Igualdade de Gênero, Angical do Piauí e Cajazeiras do Piauí figuram entre os municípios brasileiros mais avançados, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).
A Igualdade de Gênero transcende a esfera dos direitos humanos fundamentais; ela se estabelece como pilar para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. Neste contexto, o ODS 5 não apenas representa uma meta isolada, mas permeia toda a Agenda 2030, refletindo a crescente compreensão de que a igualdade de gênero desencadeia efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável.
Os avanços obtidos nas condições de vida para mulheres e meninas, legado importante dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), ganham novo ímpeto com os ODS. Estes almejam intensificar conquistas não apenas em saúde, educação e trabalho, mas também no enfrentamento das discriminações e violências baseadas no gênero. O empoderamento de mulheres e meninas é central para promover o desenvolvimento sustentável, capacitando-as a desempenhar papéis proeminentes na política, economia e em diversas esferas de decisão.
O IDSC-BR, uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e o Projeto CITnova, é uma importante ferramenta para a compreensão da posição das cidades brasileiras em relação aos ODS. Este índice, único em sua abrangência no mundo, proporciona uma visão abrangente das conquistas e desafios enfrentados pelas cidades na busca pela Agenda 2030.
Tags: #dados, #igualdadedegênero, #SEMPI, mulheres