Com o início do Março Mulher 2024, a Secretaria de Estado das Mulheres esteve, no último sábado (9), no Centro de Educação José Pacífico de Moura Neto, onde realizou palestra sobre a importância da prevenção à violência doméstica e distribuiu materiais informativos com os contatos da rede de proteção às mulheres. A coordenadora de Educação e Cultura, Erika Ruth Melo, realizou a palestra informando sobre a importância da Lei Maria da Penha e tirando dúvidas sobre perceber a violência de gênero.
O momento foi promovido pelo Grêmio Estudantil em parceria com a Direção da Escola, no qual estiveram presentes os discentes e funcionários da escola. É válido destacar que mais de 200 meninas participam das ações de incentivo da escola nas áreas do automobilismo, matemática, engenharia e edificações.
A coordenadora de Educação e Cultura, Erika Ruth Melo, pontuou que a mudança na cultura do machismo é importante para o rompimento da violência de gênero. “É na escola que podemos formar novos pensamentos e desconstruir a cultura da misoginia e machismo, e nesse momento da campanha do Março Mulher temos a oportunidade de dialogar com as meninas e meninos sobre os direitos das mulheres e a importância Lei Maria da Penha, bem como os serviços que existem de proteção às mulheres e que funcionam de forma integrada”, frisou a coordenadora. De acordo com ela, a palestra é importante para que todas e todos que estão em processo de formação desenvolvam comportamentos que visem o respeito e a equidade de gênero.
Na oportunidade, a estudante Maria Eduarda afirmou que gosta de ser valorizada e por isso quer conhecer mais sobre seus direitos. “Acho muito importante a escola trazer esse tipo de assunto porque assim todo mundo entende que quando uma mulher diz não, é não”, explicou. Ela ainda pontuou que gostou muito de saber mais sobre a lei Maria da Penha e que existe todo um trabalho de prevenção.
Tags: #SEMPI, #violênciadoméstica, mulheres