Secretaria Estadual das Mulheres promove diálogo sobre diversidade em órgãos públicos em reunião com a Defensora Pública Geral do Estado

Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu uma reunião com a defensora Pública Geral do Estado, Carla Yáscar, para discutir a promoção da diversidade dentro de órgãos e instituições públicas do estado. Durante o encontro, a experiência da execução do Programa Estadual Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade foi destacada como um instrumento fundamental para fomentar a equidade nessas instâncias.

A secretária interina das Mulheres, Nayara Costa , destaca a importância dos órgãos além de aderirem é preciso ativar o núcleo gestor de pro equidade no órgão para que as ações planejadas sejam feitas de forma integrada com a Secretaria. “Temos uma coordenação do programa na Secretaria que constantemente compartilha com as instituições que aderiram ao programa, ideias e ações para que sejam executadas no órgãos e, assim, efetivar a mudança da cultura organizacional”, declarou.

Representando a SEMPI, estiveram presentes também Mariana Arouche, coordenadora de Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão e coordenadora do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, juntamente com Allana Marins, coordenadora de Programas e Projetos. Durante a reunião, Mariana Arouche abordou diversas ações que a Secretaria Estadual das Mulheres tem empreendido para coordenar a equidade de gênero e raça nos espaços públicos, especialmente nos órgãos públicos do Estado. A 4ª edição do programa foi discutida com a perspectiva de expansão, visando maior adesão dos órgãos vinculados. O encontro ressaltou a importância de promover a igualdade em ambientes formais de trabalho e espaços públicos.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, também frisou a necessidade de trazer esses temas para o debate. “É importante termos um olhar mais amplo em relação a diversidade dentro das instituições, órgãos e de qualquer local que abrigue relações de trabalho, de modo a oferecer um ambiente no qual todas as pessoas se sintam respeitadas e tenham acesso às oportunidades, independentemente de suas diferenças e identidades. Foi uma reunião bastante produtiva que acreditamos poderá trazer bons frutos”, afirmou.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também