Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, fortalece compromisso com políticas de gênero na 68ª CSW, em Nova York

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, está participando da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) das Nações Unidas, que ocorre em Nova Iorque, EUA. Nesta quarta-feira (13), a secretária estadual das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou de uma reunião com o tema “Quebrar a ligação entre pobreza e violência contra mulheres e raparigas: O papel da integração da perspectiva de gênero na elaboração de políticas e no financiamento”.

A delegação brasileira, composta por mais de 120 representantes de diversos setores, incluindo ministérios, parlamentares, secretarias estaduais e municipais, além da sociedade civil, está tendo a oportunidade de dialogar sobre equidade de gênero no parlamento. A secretária Zenaide destacou a importância desses diálogos, que permitem trazer experiências internacionais para fortalecer as políticas no Piauí, especialmente focando na autonomia econômica e no enfrentamento à violência.

Zenaide ressaltou que o Brasil é uma referência internacional em políticas para as mulheres, e a troca de experiências durante a CSW possibilita avançar internacionalmente, consolidando espaços e buscando financiamentos para fortalecer as iniciativas locais. “Discutimos também o compromisso global da ONU, ao qual o Brasil é signatário, para a redução da pobreza. Como podemos alcançar a meta de reduzir a desigualdade até 2030? O Piauí foca nos Objetivos de Desenvolvimento (ODS), que oferecem diretrizes para realizar ajustes necessários e implementar políticas visando ao avanço na igualdade de gênero, combate a violência e equidade salarial, com ênfase na redução da pobreza”, explicou a secretária de Estado, Zenaide.

A CSW, que promove a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres em todo o mundo, acontece anualmente em março. O tema central deste ano é “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Tags: , ,

 
 

Leia Também