Hoje, 14 de março, a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, está discutindo “O papel fundamental das organizações no alcance da ODS 5 & Prêmio dos movimentos sociais de Direitos Humanos”. Na ocasião, discursou a presidenta do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU, Rachel Maia.
Rachel enfatizou a importância das mulheres ocuparem espaços de fala e exigiu a abertura de oportunidades para elas. Ela ressaltou a necessidade de mudanças profundas no processo, reconhecendo os desafios enfrentados, especialmente pelas mulheres negras, no caminho das conquistas. Além disso, Maia destacou a importância de não se limitar a gestos simbólicos, como cumprimentar as mulheres apenas em eventos específicos, mas sim de integrá-las de forma efetiva e constante nas mais diversas esferas, inclusive nas tomadas de decisão.
Em seu discurso, a presidenta do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU ressaltou a necessidade de transformação pessoal e coletiva para promover a evolução dos direitos humanos das mulheres, especialmente no que diz respeito à equidade de gênero e à valorização do trabalho feminino. Rachel Maia também chamou a atenção para a importância da presença feminina em mesas de negociação e ressaltou que a inovação surge da diversidade de ideias, destacando a necessidade de incluir mais vozes femininas nesses espaços.
Por fim, ela conclamou os representantes do Pacto Global da ONU a capacitar seus colaboradores. “Portanto, peço a todos os representantes do Pacto Global da ONU para capacitar os nossos colaboradores, para que eles entendam que nós mulheres não estamos entrando para tirar o lugar de ninguém. Nós queremos apenas oportunidade de provar o quão talentosas nós somos”, enfatizou a presidenta.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um chamado global à ação, visando erradicar a pobreza, preservar o meio ambiente e o clima, e assegurar que todas as pessoas, em todos os lugares, possam usufruir de paz e prosperidade. Esses objetivos orientam os esforços das Nações Unidas para alcançar a Agenda 2030 no Brasil e além.