Na última quarta-feira e nesta quinta-feira (14), no The Yale Club of New York City, acontece a programação paralela à 68ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), com a presença de 90 líderes femininas, incluindo as secretárias de Mulheres dos Estados do Nordeste: Zenaide Lustosa (PI), Lidia Moura (PB), Maria José Silva (AL), Elizângela Araújo (BA) e Mariana Melo (PE). O evento, organizado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, conta ainda com Sanda Ojiambo, assistente do Secretário-Geral e CEO do Pacto Global, Rachel Maia, presidente do Conselho Administrativo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, e Ana Fontes, delegada líder do Brasil no W20.
O objetivo do encontro é debater o engajamento das empresas na defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, Zenaide Lustosa ressaltou o compromisso do Piauí com a igualdade de gênero, destacando os avanços do estado na promoção dessa agenda. A programação continua até esta quinta-feira (14), com apresentação de pesquisas e debates sobre políticas públicas e o papel do setor empresarial na promoção da equidade de gênero.
“Observamos um destaque notável do Piauí no progresso em direção à igualdade de gênero, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, que visa promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres”, afirmou Zenaide Lustosa. Ela mencionou os resultados de uma pesquisa do Cidades Sustentáveis, evidenciando que o Piauí se destaca em igualdade de gênero em dois de seus municípios. O ODS estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas é importante para uma visão global de um futuro mais equitativo e sustentável. No contexto do ODS 5, que se concentra na igualdade de gênero, Angical do Piauí e Cajazeiras do Piauí estão entre os municípios brasileiros mais avançados, conforme indicado pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).
“Essa constatação fortalece ainda mais nossa presença aqui, demonstrando que estamos no caminho certo ao discutir políticas e avanços em direção à igualdade de gênero para melhorar as políticas do Estado”, ressaltou a secretária Zenaide.
68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) das Nações Unidas
O evento na CSW, realizado tanto em Yale quanto na sede das Nações Unidas, conta com a presença da socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, a deputada federal Benedita da Silva e a Ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, além de lideranças empresariais, representantes da sociedade civil, membros da imprensa, autoridades da ONU e governamentais.
A diretora da Frente de Impacto e COO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Camila Valverde, destacou que todas as iniciativas, debates e premiações realizadas em Nova York abordam diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no ODS 5, de igualdade de gênero, enfatizando a urgência de enfrentar a desigualdade que afeta mulheres e meninas, especialmente em países como o Brasil.
A CSW é reconhecida como o principal fórum de negociação e monitoramento dos compromissos internacionais sobre direitos humanos das mulheres, com a participação de autoridades dos mecanismos das mulheres, representantes da sociedade civil e especialistas em suas reuniões anuais, em meio a uma preocupação global com a situação das mulheres e meninas no mundo.