Secretária Estadual das Mulheres participa de evento paralelo do Ministério das Mulheres durante a 68ª Comissão sobre a Situação da Mulher em Nova Iorque

A secretária das mulheres, Zenaide Lustosa, está representando o Piauí na68ª Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), em Nova York. Iniciada em 11/03 e com duração até 22/03, a CSW reúne representantes de diversos países para discutir questões urgentes relacionadas à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. A delegação brasileira, composta por mais de 120 pessoas, incluindo secretárias estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, e representantes da sociedade civil, está sendo coordenada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Na última quinta-feira (14), a secretária participou do evento paralelo do Ministério das Mulheres – CSW68 com o tema “Caminhos para a igualdade de gênero: Políticas de cuidado e igualdade salarial”.

Durante o evento, muito se falou sobre a necessidade de abordar políticas públicas para avançar na igualdade de gênero. Ao ser questionada sobre como o governo brasileiro pode assegurar a inclusão das demandas das mulheres e criar mais oportunidades para elas participarem do processo decisório, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância das políticas públicas nesse contexto. “Eu acho que as políticas públicas são super importantes para que a gente possa fortalecer e discutir a questão do empoderamento das mulheres, que passa por diversas áreas e setores. Nós precisamos colocar mais mulheres na política. Nós precisamos que os partidos trabalhem a questão da paridade”, explicou a ministra. Cida enfatizou a importância de criar mecanismos eficazes para que mulheres estejam presentes em todas as esferas de decisão, citando como preocupação o fato de muitos municípios brasileiros não terem sequer uma vereadora.

Janja Silva, primeira-dama do Brasil, compartilhou sua experiência de participação em diversas reuniões bilaterais, especialmente com os países do G20. Ela destacou o compromisso do Brasil, enquanto presidente do G20, com o Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres, ressaltando que este é o primeiro ano em que o G20 aborda essa temática de forma específica. “Para alcançar a igualdade é preciso estarmos vinculadas com a questão das finanças, porque senão a gente não consegue implantar políticas para as mulheres”, contou.

A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, ressaltou a importância desses debates para o avanço das políticas voltadas para as mulheres no Brasil, destacando a necessidade de mais representatividade feminina na política e de medidas concretas para promover a equidade de gênero. “Tenho participado de diversas mesas de debate abordando temas como igualdade salarial, combate à violência e o Pacto Global, que visa alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, relacionado à igualdade de gênero não apenas na sociedade, mas também nas esferas empresarial e governamental. São desafios significativos que enfrentamos para avançar nas políticas em prol das mulheres”, explicou Zenaide.

Ela também mencionou sua participação em mesas de discussão sobre políticas de cuidados. “Atualmente, muitos países já adotam essas políticas e é importante avançarmos nessa área no Brasil, especialmente considerando que há trabalhos não remunerados, como ser dona de casa, mãe, cuidar de idosos e crianças. Precisamos elaborar políticas que garantam o cuidado, mas também que haja suporte para quem presta esse cuidado”, afirmou. Ela ressaltou a importância de mais mulheres no Parlamento, destacando que esses debates enriquecem e fornecem subsídios para a construção de políticas e projetos que promovam a equidade de gênero, não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil.

Além disso, a jornalista Vera Magalhães enfatizou a responsabilidade da imprensa em cobrar ações efetivas dos setores público e privado em prol dos direitos das mulheres. Ela também falou sobre as diferentes responsabilidades envolvidas. “A nossa, de jornalista, é cobrar. Cobrar das empresas, cobrar do Congresso, cobrar do Judiciário e cobrar do governo”, explicou. “Hoje nós temos menos representação feminina na mais alta corte de justiça do Brasil do que já teve, e isso certamente vai atrasar uma série de agendas que as mulheres têm”, frisou.

A presença de Zenaide Lustosa nesse fórum internacional reflete o compromisso do Piauí com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Além disso, ressalta o papel do estado em iniciativas globais que visam garantir os direitos e oportunidades para todas as mulheres. A SEMPI busca fortalecer o engajamento do estado em questões relacionadas à igualdade de gênero.

Tags: , , ,