Nesta sexta-feira (15), a Escola Infantil Michele de Gruttola, situada no Parque Esplanada, recebeu um evento promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), contando com a participação da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI). O evento integra as ações do projeto Cidadania Ativa e tem como foco a oferta de serviços direcionados às mulheres, visando contribuir para o fortalecimento dos seus direitos e da sua cidadania.
Entre as atividades oferecidas, destacam-se oficinas de beleza, orientações nutricionais, informações sobre programas sociais, atividades lúdicas, emissão de carteira de identidade, orientações jurídicas, além de balcões de informações sobre carteira de trabalho e CNH. Além disso, as rodas de conversa, que na oportunidade foram promovidas pela SEMPI, proporcionam um espaço de diálogo e orientação sobre violência contra a mulher, enfatizando a importância do apoio e dos encaminhamentos para aquelas que buscam romper com esse ciclo de violência.
A psicóloga da SEMPI, Josélia Brito, enfatizou que é essencial estar presente onde a comunidade mais necessita, especialmente em relação às camadas mais vulneráveis. Para ela, a promoção da cidadania é um objetivo fundamental, e “a SEMPI desempenha um papel importante ao desmistificar e orientar sobre a violência contra a mulher, garantindo que elas saibam onde encontrar ajuda e suporte em casos de necessidade”.
A gerente de Serviços e Programas Socioassistenciais da SASC, Fabíola Lacerda, explicou que o projeto Cidadania Ativa busca justamente envolver os cidadãos em situação de vulnerabilidade social na busca por seus direitos e na construção de uma sociedade mais justa. O evento representa, portanto, um passo importante nesse sentido, reunindo esforços para oferecer serviços e orientações que contribuam para o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.
Tags: #cidadania, #CidadaniaAtiva, #SASC, #SEMPI, mulheres