Secretaria de Estado das Mulheres aborda violência contra mulheres e orienta sobre procedimentos em casos de violência

Neste fim de semana, a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) participou como convidada de uma palestra organizada pela Fundação da Hotelaria e Gastronomia, com o apoio do sindicato da Hotelaria e Gastronomia. Este foi o quarto ano consecutivo do evento, que tem como objetivo discutir e sensibilizar sobre casos e leis relacionados à violência contra a mulher, promovendo a importância da denúncia, apoio à vítima e o respeito ao próximo.

A palestra, conduzida pela coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da SEMPI, Jahyra Sousa, abordou as raízes culturais que perpetuam a desigualdade de gênero e violência. “A atividade foi importante no sentido de termos conseguido conversar com as mulheres, problematizar um pouco as relações de gênero para que elas comecem a entender o valor do “não” e o direito do “não” e, principalmente, compreender os processos de violência que às vezes passam despercebidos e, a partir disso, buscar ajuda e principalmente buscar romper com o ciclo de violência”, explicou Jahyra. Na ocasião, ela enfatizou a importância de conhecer e acessar os recursos disponíveis para enfrentar a violência.

Para Franklin Batista, presidente da Fundação, a comunicação eficaz de Jahyra com a comunidade foi fundamental. Ele ressaltou que a Fundação oferece uma variedade de serviços em diversas áreas, como saúde, serviços sociais e cursos profissionalizantes. Já Daniel Cruz, diretor de Comunicação do Sintshogastro e membro da Fundação, destacou a relevância do evento em celebração ao mês do Dia Internacional da Mulher, reunindo personalidades e profissionais para ministrar palestras e somar esforços.

“É fundamental conscientizar a sociedade sobre esses diferentes aspectos e promover ações de prevenção e apoio às vítimas”, explicou Eloá Sena, vice-presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia e diretora financeira da Fundação. Ela ressaltou a importância das palestras para disseminar conhecimento, combater o silêncio e conscientizar sobre a violência contra a mulher.

Tags: ,

 
 

Leia Também