Secretaria das Mulheres promove formação para gestoras e gestores sobre políticas públicas em Monsenhor Gil

Em continuidade à agenda para promover a compreensão e implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) realiza nesta terça-feira (19) a terceira etapa da formação destinada a gestoras e gestores de políticas para as mulheres. O evento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores de Monsenhor Gil, integrando a rota do território Entre Rios, que abrange também José de Freitas, Valença e Rio Grande. Este último não pertence ao território designado, porém, não pôde participar quando houve a rota em sua área e, por isso, juntou-se a esta agenda.

A formação tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as políticas públicas de gênero e raça, visando instrumentalizar as participantes para uma atuação mais eficaz na concepção, implementação, monitoramento e avaliação de programas e ações voltados para o combate à discriminação.

A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ianara Evangelista, destacou a importância da agenda formativa para as gestoras municipais de políticas para mulheres no Estado do Piauí. “Estamos em um momento de estudo e compreensão do que são as políticas públicas, como o ciclo da política, orçamento, entender as questões de gênero e os marcadores sociais que perpassam as políticas de mulheres, como gênero, raça e classe social”, explica Ianara.

Durante o encontro, gestoras como Elissandra Assunção, do OPM de Monsenhor Gil, enfatizaram a relevância da formação para ampliar o entendimento sobre o papel das Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios e aprimorar as estratégias de atuação. A professora Socorro Cruz, gestora do OPM de José de Freitas, ressaltou a riqueza da formação e a importância de desenvolver estratégias mais eficazes para trabalhar com as mulheres em seus respectivos municípios.

O evento também contou com a participação da gestora do OPM de Rio Grande do Piauí, Ravena Feitosa, que expressou sua gratidão pela troca de experiências e conhecimento oferecido durante a capacitação. “Falar sobre mulheres é algo complexo e que exige estudo, e esta formação tem sido fundamental nesse processo”, afirmou Ravena.

A próxima etapa da formação está prevista para os dias 20 e 21 de março de 2024, contemplando 10 municípios dos territórios Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais: Cajueiro da Praia, Luís Correia, Caxingó, Cocal, Brasileira, Pedro II, São João do Arraial, Barras, Campo Maior e Cocal de Telha. Cada município poderá indicar até três profissionais para participarem do momento formativo, que será realizado na Biblioteca Virtual, localizada na Avenida Senador Joaquim Pires, S/N, Centro de Luís Correia.

Tags: , , , , ,

 
 

Leia Também