Secretária interina da Secretaria Estadual das Mulheres participa do 2º Congresso das Mulheres Policiais

Nesta terça-feira (19), a secretária interina das mulheres, Nayara Costa, esteve presente no 2º Congresso das Mulheres Policiais, e durante a solenidade entregou prêmio de destaque para atuação das profissionais da segurança. O congresso, organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, visa promover a integração e valorização das mulheres que atuam nas forças de segurança em todo o Estado. O congresso conta com a participação das palestrantes Camila Paiva, Jaciara Mendes, Paula Pedrosa, Priscila Dourado, Laís Bezerra, Mônica Santos e Bruna Araújo. O evento visa promover a integração e valorização das mulheres que atuam nas forças de segurança em todo o estado.

De acordo com secretária interina Nayara Costa, o congresso proporciona uma série de serviços de autocuidado e saúde, além de palestras abordando temas como os direitos das mulheres, avanços na segurança pública e os desafios enfrentados por elas. “A SEMPI reafirma o avanço da paridade das mulheres nesses espaços de segurança e também a participação dessas mulheres nesses espaços de chefias, dentro da segurança pública”, pontou durante o evento.

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, representando o Secretário de Segurança, Chico Lucas, parabenizou as mulheres policiais pelo congresso e atuação tanto na base quanto na estratégia de pensar um estado com mais segurança, destacando a importância da mulher para o avanço da equidade. “O Congresso é mais uma forma de nós reafirmamos a paridade de gênero e construir juntos novos caminhos para a segurança do estado”, declarou Zanatta.

Já a delegada e diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, Bruna Fontenele, ressaltou a relevância do evento como um momento de confraternização, troca de experiência e fortalecimento, abordando questões físicas, mentais e sociais. “Hoje é um dia de integração onde podemos falar nossas experiências e trocar conhecimento para essas mulheres que são colegas de profissão e que tanto nos protegem e cuidam da nossa sociedade”, ressaltou Bruna.

A cabo da Polícia Militar, Ana Cristina, está há 9 anos na profissão e relata que, desde a sua entrada nos últimos dois anos, sente as transformações dos colegas terem acesso aos conteúdos de gênero, porque isso melhorou o trabalho entre os colegas e na sociedade, quando os homens compreendem o papel da mulher na sociedade e segurança. “O ambiente da segurança é altamente masculino e a gente, como mulheres, empoderadas que somos, estar buscando o nosso espaço é sempre importante”, pontuou. A participante pontua que é o segundo ano consecutivo que está no evento e expressou a importância do congresso como um espaço de troca de experiências e valorização do papel da mulher na segurança pública.

Além das palestras, a programação incluiu momentos de homenagens às servidoras da segurança, serviços de saúde, sorteios de brindes e até mesmo um show de humor com os artistas Piauilina e Amauri Jucá. O evento acontece dentro da programação campanha “Março Mulher” e reafirma o compromisso da SEMPI em promover a participação e o empoderamento das mulheres em todas as esferas da sociedade, especialmente durante o mês dedicado à valorização feminina.

Tags: , , ,