Mulheres no Poder: SEMPI promove live sobre violência política de gênero nas eleições

Nesta quarta-feira, 20 de março, a Sempi realizou a live “Misoginia nas eleições: A violência política de gênero desde o início do processo eleitoral”, com a participação da convidada Ellen Costa, coordenadora do Ligue 180, e mediação de Nayara Costa, assessora Especial do Governo. Esse momento visou a importância do enfrentamento da misoginia para as mulheres ocuparem os cargos de poder.

Os últimos dois processos eleitorais no Brasil foram marcados por um ínfimo aumento de parlamentares mulheres. Nas eleições de 2018, a bancada feminina passou de 9% para 15% do montante de parlamentares, e o aumento geral é significativo, tendo em vista o histórico de estagnação nos 9% desde a redemocratização do país. Nas eleições de 2022, houve um crescimento de 3,2%, passando para 18,2% a representatividade feminina no Congresso. Apesar do avanço, ainda é baixa a atuação das mulheres nos espaços de poder.

A próxima live acontecerá no dia 27 de março, também às 10h, e será abordado o tema “Experiência Parlamentar Feminina: Desafios e perspectivas das mulheres”, com convidada e mediadora a serem confirmadas.

As lives são realizadas como parte da iniciativa da campanha Março Mulher 2024, um movimento que ressalta a necessidade de fortalecer a representatividade feminina nos espaços de poder. Através dessa campanha, busca-se não apenas elevar a conscientização sobre a importância da presença das mulheres em cargos decisórios, mas também promover ações concretas para apoiar e eleger mulheres capacitadas e engajadas na transformação dos cenários políticos e sociais.

Tags: ,

 
 

Leia Também