A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) continua suas formações destinadas a gestoras e gestores de políticas para as mulheres, visando promover a compreensão e implementação de políticas públicas voltadas para esse público. Nesta quinta-feira (21), acontece a quarta etapa do evento, sediada em Luís Correia e voltada para os municípios de Brasileira, Cajueiro da Praia, Luís Correia e São João do Arraial.
O encontro, que teve início no dia 20, está sendo realizado na Biblioteca Virtual, situada na Avenida Senador Joaquim Pires, S/N, Centro de Luís Correia. “O objetivo da formação é poder instrumentalizar as gestoras por meio do que são as políticas públicas e ciclo orçamentário, bem como questões de gênero e raça”, explica Ianara Evangelista, diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI.
A secretária da Mulher e da Diversidade de Gênero do município de Brasileira, Maria Eduarda, enfatiza a riqueza do evento e a troca de experiências entre gestoras, realçando a importância do apoio mútuo entre as mulheres para alcançarem soluções efetivas. “Eu sinto que eu pude aprender bastante, conversar com outras mulheres e com outras gestoras dessa área e entender que muitas vezes os problemas que enfrentamos são os mesmos, e que por isso, quando a gente tem esses momentos em que podemos nos reunir, quando pensamos e buscamos soluções juntas, a gente pode de fato chegar a uma solução efetiva”, pontuou.
A gestora da OPM de São João do Arraial, Maria Alice, ressalta a importância da formação para as gestoras, destacando-a como um momento de reflexão e aprendizado essencial para dar continuidade ao trabalho realizado nas coordenadorias para mulheres.
A terceira etapa da formação ocorreu nos dias 18 e 19 de março na Câmara Municipal de Vereadores de Monsenhor Gil, integrando a rota do território Entre Rios, que engloba também José de Freitas, Valença e Rio Grande. Este último, embora não pertencente ao território designado, uniu-se à agenda para participar das discussões.
Tags: #gestoras, #SEMPI, mulheres