Auditório em memória de Maria de Jesus Lima é inaugurado na Casa da Mulher Brasileira de Teresina

Nesta sexta-feira (22), o auditório “Maria de Jesus Lima Santos” foi oficialmente inaugurado na Casa da Mulher Brasileira de Teresina. O espaço do auditório é destinado estritamente para a realização de atividades de natureza institucional. Ele é climatizado, confortável e possui capacidade para acomodar 43 pessoas (lugares sentados).

A cerimônia contou com a presença da gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro, representando a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, bem como da coordenadora Estadual da Casa, Andrea Bastos, e demais entes federativos. O nome do auditório é uma homenagem à conselheira da Gemdac – Gênero Mulher Desenvolvimento e Ação para a Cidadania, Maria de Jesus Lima (in memorian), reconhecida por sua significativa contribuição para as conquistas das mulheres no Piauí.

“Enquanto Estado, reconhecemos o trabalho e a importância de Dona Jesus para o avanço das políticas para mulheres em todo o estado”, frisou Adriana. Ela ainda destacou a importância de Maria de Jesus Lima na luta pela criação de serviços essenciais para mulheres vítimas de violência, incluindo a delegacia especializada e os Conselhos Estadual e Municipal de Defesa das Mulheres. Para Andrea, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina pode ser definida como “um espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência”.

Localizada na Rua Dezenove de Novembro, 3102, Bairro Primavera, a Casa da Mulher Brasileira tem o objetivo de garantir uma rede eficiente de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, facilitando o acesso a serviços especializados para promover o enfrentamento da violência, o empoderamento feminino e a autonomia econômica. A instituição, que integra o programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, oferece atendimento humanizado 24 horas por dia e acesso gratuito.

Com uma estrutura de 1.450 metros quadrados, a Casa proporciona uma gestão compartilhada, envolvendo serviços de segurança e justiça do Estado. A integração entre os entes federativos busca garantir a efetividade dos serviços de proteção às mulheres, permitindo um atendimento psicossocial humanizado e a resolução completa do processo no mesmo espaço. A coordenação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios visa evitar a re-vitimização, garantir proteção integral e promover a autonomia econômica das mulheres, demonstrando um compromisso conjunto com a defesa dos direitos femininos.

Tags: , ,