Secretária das Mulheres do Piauí aborda papel da equidade de gênero na I Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia

Nesta terça-feira (26), a secretária Estadual das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, marcou presença na I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (CT&I), sediada na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O evento tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, sob a temática “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido”. Reunindo diversos setores da sociedade, a conferência busca fomentar reflexões e a construção de políticas que promovam o progresso regional.

Durante sua participação, a secretária Zenaide recordou sua presença na Conferência da ONU em Nova Iorque, destacando os debates sobre equidade de gênero, especialmente no que diz respeito à igualdade salarial. Na ocasião, ela compartilhou dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), revelando um aumento de cerca de 90% no número de alunos matriculados em cursos superiores das áreas de Ciência e Tecnologia nos últimos 10 anos. “Nós, mulheres, estamos constantemente batalhando por essa equidade”, enfatizou. “A mensagem que eu queria deixar aqui para discussão e reflexão é que a gente pensasse que temos um grande desafio, que é incluir as mulheres, não só nas discussões e não só na academia, não só nas pesquisas, avançando para que essa inclusão se dê no mercado de trabalho”, pontuou a secretária.

Segundo João Batista Lopes, coordenador-geral do evento no Piauí, a conferência representa uma oportunidade única para o estado. De acordo com ele, se trata de um espaço de convergência de ideias e ações que moldarão o futuro do Piauí. Ele conta que busca a participação ativa de todos os piauienses para indicar, em conjunto, as políticas e estratégias que impulsionarão o desenvolvimento do estado.

A I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, organizada por instituições de destaque como a Fapepi, IFPI, Uespi, UFDPar, UFPI, Fiocruz-Piauí e SBPC – Regional Piauí, destaca-se pela participação abrangente de representantes de diversos setores, tanto públicos quanto privados e da sociedade civil. Essa iniciativa, mediada pela Fapepi, oferece uma oportunidade singular para todos os segmentos da sociedade piauiense contribuírem ativamente na definição do futuro do estado, visando impulsionar seu desenvolvimento de forma sustentável e inovadora.

Tags: , , , ,