Secretaria das Mulheres realizará neste mês o Seminário “Mais Mulheres na Política sem Misoginia” para debater a participação feminina nos espaços de poder

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizará, no dia 26 de abril de 2024, o Seminário “Mais Mulheres na Política sem Misoginia”. O evento, realizado em formato híbrido, ocorrerá no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí, localizado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, Bairro Noivos, Teresina-PI. O seminário busca discutir e promover o entendimento sobre a importância da participação das mulheres na política, destacando os desafios enfrentados por elas e apresentando soluções viáveis para aumentar sua representatividade.

O evento pretende estimular a ampliação da presença feminina nas Câmaras de Vereadores/as e Prefeituras Municipais nas eleições de 2024, além de incentivar a participação das mulheres nos partidos políticos e em cargos de liderança. Também abordará temas relacionados aos instrumentos normativos e legislativos que garantem os direitos das mulheres, englobando questões territoriais, culturais e políticas diversas.

“É um momento em que a gente busca fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder, e que possibilita que essas mulheres não só participem do processo eleitoral, ele é aberto para todas as mulheres de partido, as mulheres que estão colocando os nomes para serem candidatas”, declarou a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa. Ela explicou que o Seminário não apenas visa motivar as mulheres a participarem da política, mas também fornecer informações importantes sobre o processo eleitoral.

“Temos uma legislação que orienta sobre a prestação de contas, destacando a importância de contar com assessoria jurídica e de construir uma pauta que realmente fortaleça as mulheres nesses espaços”, afirmou a secretária. Por fim, ela convida todas as mulheres piauienses que planejam se candidatar ou ainda precisam de incentivo para entrar na política a participar do Seminário. Segundo ela, o evento será uma chance para dialogar, estreitar laços e compreender os desafios a serem enfrentados para avançar na política.

A programação incluiu três painéis temáticos com temas variados. O primeiro painel, “Mulheres na Política: participação política, desigualdades de gênero e ações concretas”, contará com a presença de Jovenilia Alves de Oliveira Monteiro, prefeita de Piripiri, e Adriana de Castro, vereadora de São João do Piauí, com mediação de Mariana Carvalho, coordenadora de monitoramento da SEMPI.

O segundo painel, “Mulheres, Política e Comunicação: o uso das redes sociais como palanque”, terá como facilitadoras Luri Almeida, redatora da S/A Propaganda, e Dulce Luz, jornalista e gerente de redes sociais da Coordenadoria de Comunicação do Estado. Brenda Félix, coordenadora do Centro de Referência “Raimundo Pereira” da SASC, mediará o debate.

O terceiro e último painel, terá como tema “Eleições 2024 e o Calendário Eleitoral: fundo partidário e aspectos legais para as candidaturas femininas”, com participantes a confirmar. O seminário tem previsão de encerrar às 16h, com a participação de diversas lideranças femininas e representantes do setor público.

A pauta abordada no Seminário “Mais Mulheres na Política sem Misoginia” é de extrema relevância em um contexto em que a representatividade feminina nos espaços de poder ainda é limitada. A participação ativa das mulheres na política é essencial para garantir a inclusão de suas demandas e perspectivas na tomada de decisões. Além disso, a desconstrução da misoginia no ambiente político é fundamental para que as mulheres possam exercer seus direitos e ocupar posições de liderança sem enfrentar discriminação e violência de gênero. Nesse sentido, eventos como esse seminário oferecem uma plataforma importante para o debate e a conscientização sobre a importância da participação política das mulheres. Para participar do evento, as pessoas interessadas devem se credenciar no dia do evento, durante o horário de credenciamento, das 08h00 às 08h30.

Tags: , , ,