A Secretaria de Estado das Mulheres, representada pelas técnicas Louise Soares e Adeliane Martins, participou do Workshop sobre “Turismo Sustentável e Experiências Anteriores em Infraestrutura Turística e Turismo Verde”, organizado pelas Secretarias do Planejamento (SEPLAN), Secretaria do Turismo (SETUR) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), no auditório Opala do Centro de Convenções.
O Projeto Piauí Verde Sustentável busca melhorias nos polos turísticos do estado e nas unidades de conservação estaduais e federais. O projeto é estruturado em quatro componentes: Desenvolvimento Sustentável do Turismo, Sustentabilidade Ambiental das Unidades de Conservação, Fortalecimento Institucional Estadual para o Desenvolvimento Sustentável e Administração do Programa. A participação da SEMPI no workshop foi focada em contribuir com pautas de gênero e diversidade.
Na sequência desta agenda, a SEMPI esteve presente em uma reunião de alinhamento na quarta-feira (10), abordando as Unidades de Conservação do Estado, na qual estiveram presentes representantes dos órgãos SEPLAN, SETUR, SEMAR, INTERPI e da equipe de consultoria ICare.
A coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica para as Mulheres, Adeliane Martins, explicou o objetivo de contribuir com os órgãos envolvidos no projeto, que compreende quatro eixos fundamentais: desenvolvimento sustentável do turismo, sustentabilidade ambiental das unidades de conservação, fortalecimento institucional estadual para o desenvolvimento sustentável e administração do programa. Adeliane ressaltou ainda que suas observações estão alinhadas com as ações da SEMPI, com foco nas mulheres. “O Estado busca promover o turismo, e como a inclusão das mulheres é uma linha transversal, estamos contribuindo com nossa perspectiva para fortalecer não apenas a infraestrutura, mas também todas as mulheres envolvidas nesses projetos”, enfatizou.
A consultora Laís Sousa, representante da ICare em Belo Horizonte, explicou que a empresa foi contratada para prestar suporte ao governo do Piauí no desenvolvimento do programa “Piauí Verde e Sustentável”. Ela destacou a importância de colaborar com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Secretaria de Turismo (SETUR) para compreender melhor os componentes do projeto e traçar estratégias estratégicas para o estado. “Nosso objetivo é colaborar com técnicos da SEMARH e SETUR para compreender melhor os componentes do projeto e planejar estratégias coerentes para o estado. Queremos garantir que os projetos em andamento tenham uma base lógica sólida, permitindo que o restante do projeto seja desenvolvido com sucesso”, afirmou.
O coordenador de Planejamento da SETUR, Edson Correia, afirmou que a reunião se concentrou principalmente em ações voltadas às unidades de conservação estaduais, sob responsabilidade da SEMARH. Ele ressaltou a importância de aprofundar questões relacionadas à gestão e organização dessas unidades, bem como os desafios específicos envolvidos. “As mulheres também estão inclusas nas ações relacionadas às unidades de conservação”, concluiu.
Tags: #SEMPI, #turismo, #Workshop, mulheres