A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve presente na I Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia do Estado do Piauí – COMIGRAR/PI. Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de abordar as questões relacionadas à migração, refúgio e apatridia sob uma perspectiva de gênero, destacando a urgência de implementar políticas inclusivas e justas para garantir a proteção dos direitos das mulheres nesses contextos.
A realização da conferência representa um momento significativo para o Estado do Piauí, conforme destacou Sônia Terra, superintendente de Direitos Humanos. “O Piauí inicia um processo de discussão sobre as políticas relacionadas a migrantes. Esta conferência é importante para levantar discussões, apresentar um diagnóstico sobre os grupos migrantes e avaliar a situação no estado, buscando ampliar essas políticas dentro de uma diretriz nacional, apresentando as demandas, avanços e desafios enfrentados”, afirmou Sônia.
Além disso, Sônia destacou a importância da participação de diversas representações, como a Organização Internacional para as Migrações e o Ministério da Justiça, que realiza a Conferência Nacional. A presença dessas instituições possibilita ao Estado do Piauí a apropriação de políticas de migração e refúgio ainda em processo inicial, visando efetivá-las para fortalecer a proteção e inclusão desses grupos.
O governo estadual, através da SEMPI, está comprometido em trabalhar pela garantia dos direitos das mulheres, colaborando para encontrar soluções que promovam a inclusão e igualdade para todos os migrantes e refugiados no estado do Piauí.