SEMPI define detalhes para a 3ª edição da Corrida contra o Feminicídio, marcada para 25 de maio de 2024

Nesta terça-feira (16), servidoras da Secretaria Estadual das Mulheres se reuniram para ajustar os detalhes da 3ª edição da Corrida contra o Feminicídio, que acontecerá no dia 25 de maio de 2024. O encontro também contou com a presença de Moureirão, representante da Secretaria de Segurança Pública, que estabeleceu uma parceria com a Feira da Agricultura Familiar. A Feira se unirá à Corrida, proporcionando a presença de mulheres agricultoras que venderão seus produtos durante o evento.

As inscrições para a 3ª Corrida contra o Feminicídio estarão abertas a partir de 25 de abril no site da Secretaria e do Governo, oferecendo um mês para as pessoas se inscreverem para a corrida. As inscrições são livres para todas as faixas etárias, mas as crianças participantes devem estar acompanhadas de um responsável.

Os organizadores ainda estão trabalhando com a Strans para definir o percurso da corrida, incluindo a distância e o trajeto exato para a largada e chegada. Durante o evento, haverá serviços de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, além de uma ambulância disponível para emergências. Também serão distribuídas medalhas aos ganhadores.

“No ano passado, tivemos 27 municípios que participaram, e neste ano a meta é dobrar ou até triplicar essa participação”, revela a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ana Cleide Nascimento. Ela explica que a Corrida será realizada em alusão à Lei Estadual 6.699, que estabelece o dia 27 de maio como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A corrida é uma iniciativa abrangente que convida toda a sociedade, órgãos públicos, sociedade civil, movimentos sociais, judiciário, legislativo e municípios do Piauí a se unirem nessa causa. De acordo com ela, a ação também acontecerá nos municípios com Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), desenvolvendo ações de combate à misoginia e ao feminicídio.

A Corrida contra o Feminicídio é uma iniciativa com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres e mobilizar esforços para combatê-la. Ao mesmo tempo, a campanha incentiva a prática esportiva como forma de empoderamento e apoio à causa. A campanha envolve toda a sociedade para sensibilizar sobre a responsabilidade de combater a violência motivada por gênero, tanto por parte do Estado quanto de todos os cidadãos.

O feminicídio é definido pela Lei nº 13.104/2015 como o homicídio de mulheres cometido em razão do gênero, relacionado à violência doméstica e familiar, e qualificado como crime hediondo com penas mais severas, de 12 a 30 anos de prisão. O crime ocorre quando o assassinato envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também