Neste sábado (27), a coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica para as Mulheres, Adeliane Martins, representou a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, no Seminário Participação Social com Educação Popular – Região Nordeste. O evento visa a articulação de redes e organizações de educação popular em todo o Brasil para promover um programa de participação social por meio da educação popular nos Estados e territórios regionais. Além disso, teve como propósito ampliar contatos, fortalecer e fomentar redes e organizações que realizam processos formativos nas diversas localidades, discutir a proposta do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios e estabelecer parcerias entre redes de educação popular, instituições de ensino superior e agentes governamentais para fortalecer a participação dessas redes nos territórios
“É um momento de construção de estratégias de participação popular, onde poderemos integrar as ações em rede, com poder público e sociedade juntos no fortalecimento das políticas públicas”, pontuou Adeliane.
O seminário, que teve início ontem (26) e segue até domingo (28), reúne aproximadamente 70 participantes, incluindo organizações regionais que promovem a educação popular voltada para a participação em políticas públicas, representantes de Instituições de Ensino Superior vinculadas a redes de educadores populares e agentes públicos governamentais envolvidos em políticas participativas. Esse número pode variar de acordo com as particularidades de cada região do Brasil.
A programação deste sábado incluiu a apresentação do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios, liderada por Renato Simões e Pedro Pontual, seguida por uma plenária para esclarecer dúvidas e discutir questões. Além disso, estão em andamento os Grupos de Trabalho, que estão analisando a proposta e elaborando sugestões em torno de quatro temas-chave, utilizando um documento orientador como referência. É importante destacar que os grupos foram organizados levando em consideração os interesses dos participantes, a fim de evitar a concentração de pessoas da mesma área de atuação.