Neste sábado, dia 4, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou da ação comunitária no Bairro Dirceu, em Teresina, durante a Caravana Movimentação e Saúde, organizada pela Associação Piauiense de Incentivo à Cultura e Educação (APICE). O evento ocorreu no Centro Esportivo Almeidão, onde também foi inaugurada a reforma realizada pela Secretaria de Esportes (SECEPI), financiada por meio de emenda parlamentar do governo estadual. A SEMPI esteve presente para oferecer serviços especializados, incluindo distribuição de materiais e orientações sobre violência contra as mulheres, destacando os canais de denúncia, como o “Ei, mermã, não se cale!”, disponível 24 horas pelo 0800 000 1673, além de fornecer atendimento psicossocial.
Outros órgãos como SEGOV, Segurança Pública (SSP), SASC e Defensoria também participaram, oferecendo serviços como atendimento odontológico, programa de alfabetização, emissão de novos RGs, exames de mamografia, mutirão de tarifa social, atendimento jurídico, fisioterapia e qualificação profissional, com o intuito de atender às necessidades de mulheres em situação de violência, crianças beneficiárias do programa Pacto pelas Crianças do Piauí, indivíduos em busca de formação profissional, interessados em exames de saúde, famílias em vulnerabilidade socioeconômica e aqueles que necessitam de assistência jurídica, entre outros.
A psicóloga Josy Brito, do Centro de Referência Francisca Trindade da SEMPI, enfatizou a importância da divulgação da rede de atendimento e dos números de contato, informando aos presentes sobre o novo recurso de acolhimento, a Casa da Mulher Brasileira. Essa iniciativa colaborativa antecede a partida do Ônibus Lilás para os municípios de Colônia do Gurguéia, São João do Piauí, Pedro Laurentino e Simplício Mendes, entre os dias 6 e 9 de maio.
O Centro de Referência Francisca Trindade em Teresina oferece orientação psicológica, social e jurídica para mulheres vítimas de violência, contribuindo para fortalecer a rede de combate à violência em todo o Estado do Piauí. Seu principal objetivo é interromper a violência vivenciada pelas mulheres atendidas, sem comprometer seu direito à autodeterminação, mas sim capacitando-as a fortalecer sua autoestima e tomar decisões relacionadas à sua situação. Para denúncias de violência doméstica pode entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (86) 99432-6900.
Tags: #SEMPI, mulheres, ÔnibusLilás