Nesta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI) realizou o “Encontro dos Comitês”, do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade em sua 4ª edição, visando construir um diálogo de ações transversais para serem desenvolvidas ao longo de 2024. Representantes dos órgãos formalmente envolvidos participaram, incluindo SEPLAN, IAEPI, SAF, SETUR, UESPI, SEJUS, INTERPI, SEID, FAPEPI, SESAPI e SEDEC, Segov, Seres e Cojuv, trocando experiências e boas práticas desenvolvidas.
A coordenadora de Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão, Mariana Arouche, falou sobre o processo em andamento, abordando detalhes como os critérios para o plano de ação, questões sobre o perfil dos participantes, estratégias para alcançar um amplo envolvimento de servidores e ações para cumprir os objetivos do programa. Ela pontuou a importância de disseminar uma nova cultura organizacional, a gestão de pessoas e promover o bem-estar das servidores, abordando questões de gênero, raça, diversidade e etarismo. Arouche enfatizou o compromisso dos comitês internos em relação ao programa, visando o êxito e a obtenção dos selos de reconhecimento ao final desta edição.
“Essas reuniões desempenham um papel fundamental ao fomentar o diálogo dentro de nossa estrutura organizacional”, afirma Débora Ferraz, diretora de Planejamento Estratégico Participativo da Secretaria de Planejamento (SEPLAN). Ela destaca a formação de um comitê diversificado dentro da SEPLAN, composto por profissionais de diferentes áreas como Comunicação, Recursos Humanos e Estudos Sociais. De acordo com ela, o objetivo é fortalecer o programa dentro da Secretaria, promovendo uma comunicação eficaz. Ela mencionou uma experiência positiva em 2023, onde adotaram a metodologia do letramento, e este ano buscam avançar ainda mais no processo de gestão do programa. “Queremos garantir uma estrutura que melhor acolha e melhor dialogue com a igualdade de gênero, raça e diversidade”, conclui a diretora.
“Estamos na segunda edição do programa. No ano passado, estávamos em fase de aprendizado e desenvolvimento. Este ano, nosso objetivo é aprimorar a divulgação do programa, buscando uma maior proximidade com os servidores”, relata Josiane Sousa, assessora técnica da Contabilidade na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). De acordo com ela, o desejo do órgão é que os princípios do programa permeiem o dia a dia dos servidores e se reflitam na sociedade, promovendo relacionamentos saudáveis e um ambiente seguro que impacte positivamente as famílias.
Durante o lançamento da campanha “Março Mulher 2024”, representantes de diversos órgãos receberam o selo da terceira edição. Além disso, foi lançada na ocasião, a quarta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, com a assinatura do termo de adesão e compromisso. O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade visa promover uma gestão organizacional inovadora, combatendo a discriminação e desigualdade relacionadas a gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho e incentivar a equidade nessas áreas.