Itaueira-PI busca parceria junto à secretária das Mulheres para implementar Ônibus Lilás no município

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa recebeu, nesta terça-feira (7), a secretária de Assistência Social do município de Itaueira no Piauí, Lidiane Maia, e Patrice Leitão, ex-prefeito do mesmo município. O motivo da reunião foi articulação de parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI) com o intuito de introduzir o projeto do Ônibus Lilás em Itaueira. O foco é intensificar as ações de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres do município.

Zenaide Lustosa, secretária Estadual das Mulheres, esclarece que o Ônibus Lilás é um equipamento importante no combate à violência contra a mulher. De acordo com ela, suas atividades incluem oficinas sobre a Lei Maria da Penha, diversos tipos de violência e disponibilidade de canais de atendimento, além de serviços psicossociais. Ela explica que o Ônibus é fruto de uma parceria entre sindicatos, trabalhadores rurais, organizações da sociedade civil, poder público municipal e prefeituras, oferecendo também serviços cidadãos como emissão de documentos e assistência jurídica. “Destinado especialmente às mulheres rurais, que enfrentam maior vulnerabilidade, o Ônibus Lilás busca atender aquelas que frequentemente estão em locais desprovidos de tais serviços e acesso a canais de suporte”, pontua Lustosa.

Lidiane expressou a importância de oferecer apoio às mulheres do município e promover discussões sobre violência de gênero e doméstica. O Ônibus Lilás representará o primeiro serviço da Secretaria em Itaueira, com previsão de chegada para junho. Patrice, por sua vez, enfatizou a relevância da iniciativa para o município, dada a vulnerabilidade social enfrentada por muitas mulheres locais, que se beneficiarão dos serviços disponibilizados pelo Ônibus Lilás.

Zenaide ainda ressaltou o canal de atendimento “Ei, mermã, não se cale”, operado pelo número 0800 000 1673 via WhatsApp, disponível 24 horas, canal esse que visa oferecer um suporte humanizado e acolhedor para que mulheres em situação de violência possam reconhecer sua situação e buscar ajuda.

Tags: , , , ,