Secretária Estadual das Mulheres do Piauí participa de curso em Brasília para captação de recursos em políticas com perspectiva de gênero

Nesta quarta-feira (8), a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, encontra-se em Brasília participando de um curso voltado para a captação de recursos externos destinados ao financiamento de políticas locais com perspectiva de gênero. O curso, que se estende até sexta-feira (10), tem como objetivo principal promover o engajamento de prefeitas e governadoras na obtenção de recursos para o desenvolvimento de políticas públicas.

Exclusivamente voltado para mulheres em cargos de liderança nos governos estaduais e municipais, o curso representa uma importante oportunidade para explorar novas fontes de financiamento e aprimorar a capacidade de submissão de propostas à avaliação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). Esta comissão, responsável por aprovar anualmente mais de R$ 35 bilhões em projetos financiados por bancos multilaterais de desenvolvimento, busca incentivar a apresentação de propostas com alto potencial de impacto para as mulheres.

Segundo Zenaide Lustosa, o curso é uma ferramenta estratégica para impulsionar o avanço das políticas do estado do Piauí. “É importante destacar que esta iniciativa tem uma perspectiva de gênero, refletindo nosso compromisso com a promoção da igualdade e o fortalecimento das políticas voltadas para as mulheres no Piauí”, afirma a Secretária.

A proposta do curso, realizada em parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Alziras, visa capacitar líderes do executivo estadual e municipal na elaboração e submissão de propostas que visem o financiamento externo de projetos com foco na equidade de gênero.

Para aqueles que desejam participar e ainda não se inscreveram, o link para as inscrições está disponível em https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2530/, caso ainda haja vagas disponíveis.

O curso simboliza mais uma etapa importante no fortalecimento das políticas com perspectiva de gênero em âmbito local e regional.

Tags: ,