Nesta segunda-feira (20), a Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou da abertura dos eventos do G20 Social em Teresina. Esta programação antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20, que também será realizada na capital piauiense entre 22 e 24 de maio. Os eventos, que reúnem gestores, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, têm como objetivo promover um diálogo mais próximo entre as discussões do G20 e a sociedade em geral. Os eventos do G20 Social são uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em colaboração com o Governo do Piauí e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
A Secretária Zenaide participou da reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que discutiu propostas a serem apresentadas no G20. Durante o encontro, os ministérios da Caisan contribuíram para a formulação de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é adaptar iniciativas bem-sucedidas de combate à insegurança alimentar e à miséria para os contextos nacionais e implementá-las nos países membros.
Nesta segunda-feira, mais de 20 ministérios participaram do diálogo sobre o combate à fome e a integração dessas políticas. Zenaide destacou a importância de uma alimentação saudável na erradicação da fome. “Nosso Estado é riquíssimo em água, então como podemos aproveitar esse potencial em termos de agricultura e piscicultura?”, enfatiza. Ela esclarece que, além dos órgãos governamentais, a sociedade civil também está envolvida nos debates, fornecendo subsídios, já que as reuniões são fechadas. Essas contribuições serão apresentadas pelo ministro Wellington Dias aos grupos, destacando as propostas do Piauí e do Brasil no combate à fome e à miséria.
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional, estabelecido em 1999, que congrega as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo. Este grupo é composto por 19 países, além da União Europeia e da União Africana, que possuem status de membros plenos. O G20 atua na definição e reforço da governança econômica global, abordando questões econômicas e financeiras de relevância internacional, com o objetivo de promover a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável.
A programação da 3ª reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza ocorrerá de 22 a 24 de maio no Centro de Convenções de Teresina. No dia 22, a abertura contará com uma coletiva de imprensa com o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles às 10h30, seguida por reuniões restritas às delegações. No dia 23, as reuniões restritas continuarão. No dia 24, o encerramento incluirá outra coletiva de imprensa às 12h30 e visitas a campo às 14h, com a imprensa convidada a acompanhar as delegações do G20 na horta comunitária do povoado Ave Verde e no Espaço Rosa dos Ventos na UFPI.