Conheça os serviços que serão oferecidos na 3ª Corrida contra o Feminicídio

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, iniciou nesta quinta-feira (23) a entrega dos kits da Corrida para as/os parceiros que irão desenvolver ações durante o evento. É valido lembrar que a campanha acontece em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei Estadual nº 7.120/2017. No dia 26/05, data da Corrida contra o Feminicídio, que acontecerá na Nova Potycabana, às 6h, serão oferecidos diversos serviços para todas/os as/os presentes, através de 30 parceiras/os consolidadas(os).

A Corrida é voltada para as pessoas que buscam, de forma transversal e cotidiana, desenvolver novos comportamentos que contribuam para o enfrentamento à violência doméstica no Piauí. Portanto, a Corrida é uma integração do governo, sociedade civil e iniciativa privada em busca de erradicar a violência contra as mulheres.

Durante a corrida, haverá feiras de empreendedorismo feminino destinadas a fortalecer a autonomia econômica e financeira das mulheres empreendedoras do Piauí. As mulheres que participam da Feirinha Verde, que atualmente ocorre no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, ao lado da Biblioteca Central, também estarão presentes no evento. Dentre os serviços que serão oferecidos ao público, destacam-se os pontos de hidratação em parceria com a G3 Telecom e Águas de Teresina. A Faculdade Uninassau estará presente com serviços de educação física, fisioterapia, enfermagem e nutrição. A SESAPI e a UNIMED fornecerão ambulâncias para pronto atendimento. O Hospital Vilar oferecerá testes de refração e orientações oftalmológicas. A FarmaFórmula realizará a aplicação de protetores solares nos participantes. A The Auge Bike Shop oferecerá orientações de práticas esportivas com profissionais de saúde e educadores físicos para quem deseja iniciar o ciclismo e, além disso, dispobilizarão bicicletas durante o evento mediante uma taxa simbólica.

A Corrida contra o Feminicídio visa sensibilizar a sociedade e mobilizar a população. Para isso, o Governo do Estado, através da SEMPI, SESAPI, SECEPI, SEDUC, GAMIL, DETRAN, CCOM, SSP, SUPARC/SEAD, CENDFOL, IASPI, SEGOV e SECULT; dos parlamentares Deputado Estadual Georgiano Neto, Deputada Estadual Simone Pereira e Senadora Jussara Lima; e das empresas UNIMED, SINART, G3, UNINASSAU, CS Grãos do Piauí, Farmafórmula, Hospital Vilar, Paraíba, Teresina Shopping, Hotel Serra da Capivara, Centro de Convenções, Águas de Teresina, Gráfica São Jerônimo, SS Gráfica e The Auge Bike Shop, unem forças para reunir, em um só espaço, pessoas em prol da vida das mulheres.

O crime de feminicídio é o assassinato de mulheres em razão do gênero, ou seja, quando a mulher é morta pelo simples fato de ser mulher. A misoginia, por sua vez, é o termo utilizado para se referir a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres.

Tags: ,

 
 

Leia Também