Secretaria Estadual das Mulheres participa de reunião sobre implementação do Protocolo Acolhida

Nesta segunda-feira (27), atendentes e ouvidores setoriais participaram de uma mesa redonda na Ouvidoria Geral do Estado para discutir a implementação do Protocolo Acolhida. O objetivo desse protocolo é assegurar um atendimento cuidadoso e acolhedor, especialmente em casos de denúncias de violência, preconceito e outros temas sensíveis.

A reunião de hoje marcou a etapa formativa do processo de implantação desses protocolos, concretizando suas diretrizes. A mesa foi composta pelo Defensor Público, Igor Castelo Branco, pela Superintendente da SUIRPO, Assunção Aguiar e pela Ouvidora da SEMPI, Roberta Mara.

“São elementos que precisamos conhecer para tratar as manifestações adequadamente. Nós, da Secretaria das Mulheres, nos beneficiamos ainda mais desse diálogo, pois temos experiência e podemos compartilhar principalmente o que não perguntar e como perguntar”, explica Roberta Araújo, Gerente de Enfrentamento à Violência da SEMPI. Ela destaca que muitas vezes as mulheres deixam de se manifestar por questões culturais e medo de julgamento, tornando este momento de grande importância para compartilhar essas tratativas com outros atendentes e ouvidores.

O Ouvidor Geral do Estado, Raimundo Dutra, explicou sobre o projeto “Protocolos da Cidadania”, que abrange o lançamento e a execução de três protocolos. “Hoje estamos realizando a etapa formativa com servidores setoriais e atendentes da Ouvidoria Geral do Estado sobre o Protocolo Acolhida”, contou Raimundo. Ele mencionou que o Protocolo Acolhida foi elaborado em conjunto com a Ouvidoria Geral do Estado, a Secretaria Estadual das Mulheres, a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e a Defensoria Pública do Estado. “Este protocolo aborda questões de gênero, diversidade e igualdade racial, tratando de temas como racismo e direitos humanos”, destacou.

Tags: , ,

 
 

Leia Também