Secretária Estadual das Mulheres e a primeira-dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí visitam a Casa da Mulher Brasileira, que já atendeu mais de 2 mil mulheres

Nesta terça-feira (28), a Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, acompanhou a visita da primeira-dama do Piauí e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, à Casa da Mulher Brasileira em Teresina. Durante a visita, Isabel Fonteles conheceu a estrutura da Casa e os serviços oferecidos, em especial a Brinquedoteca, destinada a atender crianças de 0 a 12 anos que acompanham suas mães durante o atendimento.

“É muito gratificante ver o olhar de acolhimento da Isabel”, conta a Secretária Zenaide. Ela destacou a importância da parceria em discussão, ressaltando que, desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em março, a brinquedoteca já atendeu mais de 60 crianças. “Quando a mãe vai fazer a denúncia, ela leva a criança, que é cuidada na brinquedoteca enquanto ela é atendida,” explica a secretária. Isabel se comprometeu a ajudar na melhoria da brinquedoteca para fortalecer o atendimento às crianças que visitam a Casa.

A Coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, revelou que mais de 2.000 atendimentos foram realizados desde a inauguração da Casa, em 8 de março. Ela destacou que a Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento ininterrupto, funcionando inclusive nos feriados, com um enfoque humanizado. “A visita da primeira-dama Isabel foi fundamental para fortalecer ainda mais nossa política de atendimento à mulher em situação de violência, conhecendo de perto a operacionalidade dos serviços ofertados”, afirmou Andrea.

A Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Roraima, 2563, Aeroporto, oferece serviços integrados, incluindo Delegacia Especializada, Juizado/Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria, Defensoria, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e programas de Emprego e Renda. A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí foi apresentada à gestão integrada da Casa, que visa garantir proteção efetiva, atendimento humanizado, evitar a re-vitimização e promover a autonomia econômica das mulheres. A coordenação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios é fundamental para alcançar esses objetivos.

Tags: , ,