Organismos de Políticas para Mulheres dos municípios do Piauí promovem Corrida contra o Feminicídio em seus territórios

No último dia 26/05, a Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou a 3ª edição da Corrida contra o Feminicídio em Teresina. A iniciativa se amplia aos municípios com Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), envolvendo 27 municípios em 2023. A corrida é uma ação abrangente que convoca diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos, sociedade civil, movimentos sociais, judiciário, legislativo e municípios do Piauí a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.

No dia 25/05, São João do Piauí também aderiu à Corrida contra o Feminicídio, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento ocorreu na praça Honório Santos e contou com a participação de 70 inscritos, incluindo crianças, adultos e idosos.

No dia 01/06, às 16h30, São Raimundo Nonato realizará a Corrida contra o Feminicídio na Av. José de Castro, Av. da UPA. Já no dia 03/06, às 16h, São João do Arraial promoverá a Corrida com atividades contra o Feminicídio no Bairro Liberdade. No dia 03/06, Luís Correia realizará a II Corrida contra o Feminicídio: Circuito Mais Mulher, com início às 16h na Praça Luís Correia. O evento, promovido pela Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e Departamento de Esportes, integra as ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. O percurso de 3 km, nas categorias masculino e feminino, partirá da praça Luís Correia até o primeiro balão da Atalaia (Rota do Urso), retornando à Praça Luís Correia. Além da corrida, haverá um aulão de zumba e premiações para os três primeiros colocados, incluindo medalhas e troféus.

No dia 07/06, a Corrida de Enfrentamento ao Feminicídio ocorrerá no município de Ilha Grande. Também está prevista uma corrida em Sussuapara para essa data, porém a programação deve ser confirmada com a gestão do município. Já no dia 08/06, há previsão da Corrida em São Braz, mas também sujeita a confirmação da programação.

No dia 16 de junho, o município de Brasileira se junta à luta contra a violência de gênero com a primeira edição de sua corrida. Com um percurso de 3 km, o evento terá início às 6h da manhã na Praça da Estação (Zacarias Ferreira). Cada participante receberá uma camisa e um número de identificação, e todos os inscritos serão premiados com medalhas ao final. As inscrições para a Corrida deste município estão disponíveis até 10 de junho através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyy0fFeIE9qWM892j2j5CeN6Kh1k-nzhpF0Xj1JPgluNcTjg/viewform?usp=sf_link

A Corrida contra o Feminicídio é uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres e mobilizar esforços para combatê-la, incentivando também a prática esportiva como forma de empoderamento. A campanha engaja toda a sociedade na responsabilidade de combater a violência motivada por gênero, conforme definido pela Lei nº 13.104/2015, que qualifica o feminicídio como crime hediondo, com penas mais severas devido ao menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

Ação no município de São João do Piauí

Tags: , ,