No Fórum em Brasília, a Secretária das Mulheres solicitou mais recursos para garantir que as mulheres estejam livres e seguras

Durante a sua participação no II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, que ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, realizado em Brasília, a secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, destacou a importância do evento como um espaço de diálogo e integração entre diversas lideranças femininas de todo o país. ” Houve uma unanimidade entre as secretárias estaduais e municipais sobre a necessidade de avançarmos para que os governos priorizem o orçamento destinado às políticas das mulheres,” afirmou Zenaide.

O Fórum, segundo a secretária, foi essencial para fortalecer a execução das políticas públicas voltadas às mulheres. “Precisamos garantir que as mulheres continuem vivas, tenham renda e possam participar ativamente das políticas,” explicou Zenaide, destacando a diversidade das participantes e as peculiaridades de cada estado. “Embora sejamos de diferentes estados, nossos desafios são semelhantes. Quando as gestoras se unem, conseguimos transformar realidades, pois pensamos coletivamente e avançamos nas políticas para garantir a cidadania plena das mulheres.”

A secretária enfatizou também o papel da Ministra Cida Gonçalves, que promoveu uma escuta ativa das demandas dos estados. “Uma questão comum a todos é o orçamento. Foram marcadas várias audiências com o Ministério Público, a Comissão Mista de Orçamento e o Ministério da Justiça para discutir o Fundo de Segurança Pública e o percentual destinado às mulheres. É necessário que o governo federal disponibilize orçamento para o Ministério das Mulheres,” explicou Zenaide. Nesse sentido, ela reforçou a necessidade de um diálogo contínuo com os governos estaduais e municipais, não apenas para a criação de secretarias, mas também para garantir os recursos necessários. “A estruturação do Ministério das Mulheres é fundamental para o avanço das políticas, mesmo com a transversalidade.”

Durante as atividades de ontem (12), o Ministro de Estado, Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, se reuniu com as secretárias, onde receberam a visita do Zé Gotinha. Na oportunidade, a pauta do orçamento foi reforçada, destacando a importância de investimentos adequados para a implementação efetiva das políticas de defesa e proteção das mulheres.

A secretária concluiu frisando a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos de poder. “Em um ano de eleições como este, é fundamental que elejamos mais mulheres, pois elas trazem um olhar estratégico que pode nos fortalecer,” disse. A SEMPI desenvolve anualmente a campanha “Março Mulher”, e em 2024, o tema foi “Mulheres na Política sem Misoginia”. A campanha destacou a importância da representatividade feminina, incentivando mais mulheres a ocuparem espaços políticos e influenciando outras a aspirarem por esses lugares de fala e visibilidade. Também refletiu sobre a necessidade de erradicar a misoginia, que frequentemente impede as mulheres de serem livres em suas decisões e, em casos extremos, resulta na morte de muitas delas.

Tags: , , , ,