Jovens aprendizes da SEMPI participaram da primeira etapa de formação sobre políticas de gênero

Nesta sexta-feira (14), ocorreu a primeira etapa de formação das jovens aprendizes que recentemente começaram a trabalhar na Secretaria das Mulheres (SEMPI) sobre políticas de gênero e o funcionamento da instituição. Esta etapa faz parte de um programa de capacitação em três partes, destinado a familiarizar as jovens com as políticas voltadas para as mulheres. Durante o evento, as participantes tiveram a oportunidade de explorar o organograma da secretaria e compreender as responsabilidades de cada diretoria.

As jovens aprendizes ingressaram na Secretaria das Mulheres por meio de editais como o da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI), com o auxílio da SEAD, que administra o processo. A diretora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SEMPI, Ianara Evangelista, conduziu a formação, juntamente com as supervisoras das jovens aprendizes, Leticia Gualter e Lúcia de Fátima.

A supervisora das jovens aprendizes, Letícia Gualter, explica que a rede é responsável pelo curso e pelo acompanhamento psicossocial das participantes. “É uma experiência enriquecedora, e estou sempre buscando feedbacks para entender o que elas estão aprendendo e achando da experiência”, relata. Ela destacou que, mesmo no início da jornada, as meninas já estão se familiarizando com as funções da Secretaria. “Estamos na Secretaria de Mulheres para formar mulheres, e estamos comprometidas em ajudar nesse processo,” afirma Letícia.

A jovem aprendiz Jéssica Rayssa, de 18 anos, está no 3º ano do ensino médio e cursa Farmácia em um curso técnico integrado ao ensino médio. “Minhas expectativas para trabalhar na SEMPI são grandes. Adorei conhecer todas as diretorias e as mulheres receptivas e dispostas a ensinar,” comenta. “Também acredito que temos muito a ensinar, pois fazemos parte da nova geração,” complementa Jéssica, que vê essa oportunidade como um primeiro passo para seu crescimento profissional.

Emanuele Monteiro, de 17 anos, é outra jovem aprendiz que está aproveitando ao máximo a experiência. “Estou aprendendo coisas que só a Secretaria poderia proporcionar. Mal posso esperar para conhecer todos os departamentos e contribuir,” explica Emanuele, destacando a oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional proporcionada pela SEMPI.

Tags: ,

 
 

Leia Também