Nesta quinta-feira (20), a secretária Estadual das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, e sua equipe participam da Caravana Federativa em Teresina. O Piauí é o décimo estado a receber o evento, cuja programação se estende até sexta-feira (21), sendo também o primeiro estado a contar com a presença do presidente Lula na Caravana. A solenidade de abertura ocorreu no Centro de Convenções de Teresina. A Caravana Federativa é uma atividade itinerante que percorre diversos estados brasileiros, com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores estaduais e municipais, facilitando a adesão a programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Além disso, a Caravana oferece palestras e painéis abertos ao público, promovendo esclarecimentos sobre o funcionamento de programas e ações do Governo Federal.
A secretária Zenaide revelou que durante a agenda de amanhã (21), às 11h, será assinado um acordo de cooperação técnica com a ministra de Estado de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o governador Rafael Fonteles; e o presidente Lula. Este acordo destina 8% de todos os contratos federais no Piauí às mulheres em situação de violência. Esta é mais uma ação desenvolvida conjuntamente pelos governos federal e estadual para fortalecer a autonomia econômica e financeira das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. “O acordo visa a inclusão de mais mulheres nos contratos do governo federal, fortalecendo as mulheres na área de autonomia econômica e financeira”, explicou. Zenaide destacou a importância da Caravana, que visa facilitar a resolução de questões, dúvidas, repasses de recursos e atendimentos em diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, habitação e infraestrutura.
Estiveram presentes durante a abertura do evento o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Regina Sousa; a secretária de Estado de Relações Sociais, Núbia Lopes; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade; o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Filho; o senador da República, Marcelo Castro; o deputado federal e coordenador da Bancada do Piauí no Congresso, Florentino Neto; o superintendente do Banco do Nordeste do Piauí, Francisco Lopes, dentre outros representantes de mais de 50 órgãos federais, incluindo ministérios, autarquias, bancos e empresas públicas, também marcaram presença.
O governador Rafael Fonteles, em sua fala, expressou sua satisfação com a presença de um governo federal comprometido com a causa do povo: “O presidente Lula, muito diferente do governo anterior, tem a percepção e a convicção clara de que as relações entre os entes da federação têm que ser republicanas, como manda a nossa constituição. Independente de não ter sido votado por diversos governadores ou prefeitos, todos os programas que lança são para todos os estados e municípios do Brasil.”
Já o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a importância da democracia e do investimento federal nos municípios: “A democracia está presente a cada momento quando a gente está praticando. Hoje, há investimentos para os municípios com vários programas disponibilizados. Isso é essencial para o desenvolvimento local.”
Representando o ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, Juliana Carneiro iniciou a cerimônia. Ela enfatizou a missão da Caravana em reconstruir pontes com todas as prefeituras do país para melhorar a vida dos brasileiros: “Esse comando de construir pontes é porque o presidente Lula sabe, assim como o povo do Nordeste, que é preciso unir o nosso povo para reconstruir o Brasil, e só é possível fazer isso com o apoio de todas as prefeitas e prefeitos do Piauí.”
Representando a sociedade civil, Germano Carvalho de Sousa, diretor estadual do Movimento Sem-Terra (MST) no Piauí, destacou a importância de incentivar a produção agrícola: “Nós do campo precisamos de incentivo maior para produzir alimentos de qualidade, porque é isso que a sociedade precisa, alimentos de qualidade para garantir a saúde e o sustento também do trabalhador do campo.”
“Esses dois dias de evento serão de grande importância para alavancar recursos para o estado e fazer com que todos os órgãos se aproximem mais ainda. No ano de 2023, aplicamos mais de 5.6 bilhões na economia do Piauí, com mais de 460 mil operações distribuídas nos 224 municípios do Estado”, revelou o superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Lopes, ao explicar a relevância do evento para alavancar recursos.
O deputado federal Florentino Neto enfatizou a importância da Caravana para a defesa da democracia e a redução das desigualdades. “Pela defesa da democracia, pela defesa e luta da redução da desigualdade, pela erradicação da pobreza e de qualquer tipo de preconceito, surgem várias políticas públicas, a exemplo do Pé de Meia”, explicou.
O presidente Lula participará do encerramento da Caravana Federativa no Piauí na sexta-feira (21). Será a primeira vez que Lula estará presente na Caravana, que já percorreu nove estados brasileiros, promovendo a articulação entre as esferas de governo (federal, estadual e municipal) e discutindo programas, políticas e serviços públicos.
A agenda de sexta-feira (21) inclui uma palestra sobre o Plano Municipal de Coleta de Resíduos Sólidos com o Sebrae, das 9h às 10h; uma palestra da FUNASA e Governo do Estado do Piauí, das 10h15 às 11h15; e uma palestra sobre a Estratégia Nacional de Governo Digital e sua implementação nos municípios, das 11h30 às 12h30. A Caravana Federativa no Piauí é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Estado e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), contando com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além do apoio do Sebrae e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Tags: #Caravana, #caravanafederativa, #Lula, #SEMPI, mulheres