Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o Ônibus Lilás da Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI) esteve presente no município de Porto-PI, no Centro da Juventude Brasil/Alemanha (Kolping). O evento, que visa proporcionar acolhimento e orientação à comunidade local, contou com a participação de diversos representantes, incluindo Paulo Henrique, Conselheiro Tutelar; as professoras Adriana Bastos, Lourdes Andrade e Daniela Oliveira; e Ivanildo Carvalho, radialista da Kolping.
A equipe da SEMPI responsável pelo atendimento desta rota é composta por Nilce Araújo, Assistente Social; Tatianne Dias, Psicóloga; e Marcela Pereira, que oferece serviços de esmaltação. Durante o evento, foram realizadas rodas de conversa sobre questões de gênero, além de atendimentos psicossociais especializados e serviços de autocuidado.
Daniella Oliveira, moradora do município, participou da palestra sobre violência doméstica e destacou a importância das informações compartilhadas. “Foram abordados temas importantes de conscientização, mostrando pequenos sinais e todo o processo do ciclo de violência. Esse conhecimento é fundamental para identificar e combater a violência, levando auxílio e apoio às mulheres que precisam”, afirmou Daniella. “Agradeço a oportunidade de ouvir e ser ouvida e de aprender mais sobre esse tema, que ainda precisa ser muito trabalhado, especialmente nos interiores. Projetos como esse nos empoderam”, acrescentou.
O conselheiro tutelar Paulo Henrique ressaltou a importância da ação, que possibilitou discussões sobre as violências sofridas pelas mulheres. “As mulheres enfrentam diversos tipos de violência, e ações como esta as incentivam a não se calarem e a conhecerem seus direitos. É essencial que as mulheres e a sociedade como um todo não se calem diante da violência”, enfatizou Paulo Henrique.
O Ônibus Lilás seguirá com suas atividades durante o Festival Cultural do Cocais em São João do Arraial nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024, onde estará presente no Espaço Cultural com a Central de Acolhimento.
Tags: #porto, #SEMPI, mulheres, ÔnibusLilás