Secretária das Mulheres divulga rotas do Ônibus Lilás nos quilombos e calendário cultural do Estado

Neste Julho das Pretas, a Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (SEMPI) divulga a rota do Ônibus Lilás, com atendimentos voltados para as mulheres negras e quilombolas. Neste mês, a SEMPI reforça a importância da luta contra o racismo e a violência que impacta diretamente a vida das mulheres negras. Desde 2013, durante o mês de julho, os órgãos estaduais e a sociedade civil realizam ações voltadas para a população negra, em alusão ao dia 25 de julho, Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O Ônibus Lilás iniciou suas atividades nesta terça-feira, 2 de julho. A primeira parada foi no Quilombo Brejo Grande, município de Regeneração, realizando ações de prevenção à violência doméstica em parceria com o projeto “Esperanças e Zabelês”, realizado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, foram disponibilizados serviços pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura.

No dia 6 de julho de 2024, as ações do Ônibus Lilás ocorrerão na comunidade de Teresina, a partir das 8h, no Barracão do Parque Vitória. As mulheres terão acesso a palestras sobre prevenção à violência doméstica, destacando os principais direitos garantidos na Lei Maria da Penha.

O Ônibus Lilás também estará presente no município de Piracuruca, de 12 a 14 de julho, e em Piripiri, de 18 a 21 de julho, no Pirifolia. Durante essas festividades, a equipe do Ônibus Lilás realizará atendimentos psicossociais em parceria com os órgãos de proteção à mulher.

No dia 22 de julho de 2024, o Ônibus Lilás chegará a Inhuma; no dia 23 de julho, estará em Ipiranga; no dia 24 de julho, em Picos; no dia 25 de julho, em São Raimundo Nonato, que também estará presente no Festival Ópera da Serra; e no dia 26 de julho, em Dirceu Arcoverde.

Nos dias 30 e 31 de julho, o Ônibus Lilás estará em Oeiras, mais uma vez com o Projeto Esperanças e Zabelês, nos Quilombo Canadá Corrente, Quilombo Cantinho Corrente, Quilombo Queiroz e Quilombo Canto Fazenda Frade, integrando os serviços de proteção às mulheres, sobretudo, negras.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, explica que o projeto “Esperanças e Zabelês” é uma iniciativa conjunta da SSP, SASC e SEMPI. “É uma parceria do Governo do Piauí para fortalecer a política de igualdade racial, enfrentar a violência contra mulheres, combater o racismo estrutural e o racismo institucional, um projeto que estará dialogando com várias comunidades. Nesse sentido, avançamos no Julho das Pretas”, afirma Zenaide. Para ela, ações como essa são fundamentais para eliminar o preconceito na sociedade, um racismo que mata principalmente a juventude, que tem sofrido violências nas comunidades e municípios. “O diálogo é nesse sentido, de enfrentarmos e conscientizarmos para podermos avançar contra o racismo”, pontuou.

As ações oferecem serviços estaduais e municipais, visando integrar as políticas voltadas para as mulheres, desde levar informações sobre a Lei Maria da Penha até registrar Boletins de Ocorrência (B.O.) e emitir o novo RG.

Tags: , ,