Secretária das Mulheres e Presidente do TRE-PI debatem estratégias contra violência política de gênero

A secretária das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, esteve em reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Sebastião Martins, para ampliar a campanha de prevenção à violência política de gênero. O foco do encontro foi dialogar sobre ações concretas de prevenção e enfrentamento à violência política, especialmente durante os períodos de campanha e pré-campanha, garantindo que todas as mulheres possam desenvolver suas pautas sem sofrer nenhum tipo de violência. A reunião contou também com a presença da Dra. Silvani Maia, gestora sênior do TRE-PI, e Roberta Araújo, gerente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e ouvidora da SEMPI.

A violência política de gênero é uma realidade que afeta muitas mulheres no Brasil, impedindo-as de exercer plenamente seus direitos políticos e de participação democrática. Esta forma de violência não se restringe a ataques físicos, mas inclui assédios, ameaças e discriminações que visam deslegitimar e silenciar as vozes femininas no espaço público.

Para a secretária Zenaide Lustosa, a prevenção e o enfrentamento à violência política de gênero são prioridades constantes da SEMPI

“A violência política de gênero tem impedido muitas mulheres de querer se candidatar e precisamos avançar no enfrentamento à misoginia, principalmente na política. Queremos as mulheres sendo candidatas e não sendo laranjas dos seus partidos, e para isso temos que proporcionar as condições. Neste ano, já realizamos o seminário de violência política e agora vamos ampliar junto com o TRE a ação de fortalecimento das mulheres”, pontuou Zenaide Lustosa.

O presidente do TRE-PI, Sebastião Martins, frisou a relevância do trabalho desenvolvido pela Secretaria das Mulheres: “O próprio TSE baixou uma resolução preocupada com essa questão de violência política contra a mulher, que é bastante discriminada. E agora, em ano de eleição, é um tema específico que vamos discutir, através da Ouvidoria da Mulher, para esclarecer e conscientizar a população sobre as políticas públicas para mulheres”, enfatizou.

A campanha de prevenção à violência política de gênero é essencial para assegurar que todas as candidatas e mulheres engajadas na política possam atuar de maneira segura e sem constrangimentos.

Tags: , ,

 
 

Leia Também