Nesta terça-feira (06), a Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, a Secretária de Assistência Social, Regina Sousa e equipe participaram da Formação para Implementadores da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência nos Contratos Públicos, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público. O evento teve como objetivo capacitar as servidoras da rede de proteção às mulheres para a implementação da política de cotas.
A primeira parte do evento incluiu uma contextualização da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica, destacando a importância da autonomia econômica para a ruptura do ciclo de violência. Em seguida, foi apresentado o caderno de logística, materiais de apoio e o portal da política, proporcionando aos participantes recursos essenciais para a implementação. Além disso, foi explicado como funciona o fluxo de acolhimento no Piauí da mulher vítima de violência doméstica.
A coordenadora-geral de Cooperação em Gestão, Mariana Brito, destacou: “É uma oficina organizada pelo Ministério da Gestão e pelo Ministério das Mulheres, com o apoio da Secretaria do Estado da Mulher, nossa parceira em um acordo de cooperação técnica para a implementação dessa política de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais. Contamos também com o apoio da CGU e da Superintendência Regional de Administração. O objetivo dessa oficina é capacitar, treinar e promover a troca entre os órgãos responsáveis pela implementação dessa política.”
A assessora de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Luna Passos, destacou a importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho para romper o ciclo de violência. “É uma importante iniciativa do governo do presidente Lula para contribuir com o rompimento do ciclo de violência contra as mulheres, já que a autonomia econômica é fundamental para que as mulheres sintam segurança para realizar denúncias e romper o ciclo de violência doméstica.”
A diretora de Administração e Logística na Secretaria de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação, Ana Lília Lima, ressaltou: “Estamos compartilhando informações sobre a implementação do decreto em nosso primeiro contrato de serviços de terceirização. Atualmente, conseguimos contratar 14 mulheres que foram vítimas de violência doméstica, permitindo que essas mulheres retornem ao mercado de trabalho por meio dessa política pública.”
Durante a capacitação, a Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e a Secretária de Assistência Social, Regina Sousa, enfatizaram a importância de acontecer políticas integradas para a proteção das mulheres e a relevância da autonomia econômica para romper o ciclo de violência doméstica. Elas ressaltaram que empregar as mulheres e proporcionar-lhes renda é essencial para a reconstrução de suas vidas e, por isso, pontuaram a importância da capacitação com as servidoras para a implementação desta política pública para as mulheres.
Tags: #SEMPI, AgostoLilás, mulheres