Encontro discute desafios e perspectivas para enfrentamento do HTLV no Piauí

Na manhã desta terça-feira (13), o auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí – DATA SUS – foi cenário do evento voltado para profissionais de saúde, gestores e membros da sociedade civil que atuam na área de IST/HIV/AIDS e HTLV. O encontro teve como objetivo central conhecer a situação atual do HTLV no estado e discutir estratégias para o enfrentamento desse vírus. A secretária das mulheres, Zenaide Lustosa, foi representada pela coordenadora de saúde da sempi.

A programação do evento teve a presença de representantes do Departamento Nacional de Vigilância de Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS), da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis da SESAPI, do Fórum ONG AIDS do Piauí e da RNP+PI.

Logo após a abertura, Dra. Mayra Aragon, do DATHI/SVSA/MS, apresentou o cenário nacional das políticas públicas direcionadas ao HTLV, destacando a importância de uma abordagem integrada e eficaz. Em seguida, a Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis da SESAPI abordou a situação atual do HTLV no Piauí e compartilhou experiências de serviços na assistência às pessoas afetadas pelo vírus.

A manhã seguiu com discussões sobre os temas apresentados, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. A Dra. Hivana Dall’Agnol, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conduziu uma palestra aprofundada sobre a etiopatogenia, epidemiologia, prevenção, diagnóstico e assistência relacionados ao HTLV, seguida de mais um momento de reflexões.

Além disso, teve apresentação da Sra. Adijeane Oliveira, da ONG HTLVida, de Salvador/BA, que compartilhou uma emocionante história de conquistas e desafios enfrentados na luta contra o HTLV. A programação da tarde também inclui discussão sobre como visibilizar o HTLV nas agendas de trabalho, moderada por Jair Brandão e Mayra Aragon.

O evento será encerrado às 16h30, com encaminhamentos finais e considerações feitas pelos representantes do DATHI/SVSA/MS e da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis da SESAPI. Este encontro marcou um passo significativo no fortalecimento das ações de combate ao HTLV no Piauí, reforçando o compromisso das autoridades e da sociedade civil em enfrentar esse desafio de forma conjunta.

Tags: ,

 
 

Leia Também