Nesta quarta-feira (14), a Secretaria das Mulheres do Piauí, em parceria com a Plan International, realizou uma ação de sensibilização voltada para as servidoras da instituição. O evento teve como objetivo apresentar o projeto “Líderes do Futuro”, uma iniciativa que visa capacitar meninas jovens aprendizes do Governo do Piauí, da SEMPI e de secretarias parceiras.
O projeto, que será desenvolvido ao longo dos meses de agosto e setembro, abordará temas fundamentais como liderança, tipos de violência e inteligência socioemocional. As meninas participantes, que integram o programa Jovem Aprendiz, terão a oportunidade de complementar sua formação com o apoio das estruturas da SEMPI e da Plan International.
A iniciativa busca promover a autonomia emocional e financeira das jovens, preparando-as para enfrentar desafios futuros com maior segurança e capacidade. Com essa ação, a Secretaria das Mulheres e a Plan International reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento integral e o empoderamento de meninas e adolescentes, preparando-as para se tornarem líderes em suas comunidades.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que será fortalecido as jovens menores aprendizes que compõem a equipe da sempi, mas do todo estado para construir uma mudança da cultura organizacional com equidade de gênero fortalecida,“ Nós tivemos hoje uma reunião de sensibilização feita pela Plan International com a nossa equipe, onde a gente acolhe hoje as menores aprendizes, que é um programa do governo estadual, e a gente vai iniciar agora um trabalho de junto a Plan que vai trabalhar o protagonismo dessas meninas nos órgãos públicos, não só as que compõem a equipe da secretaria, mas também de outros órgãos, no sentido de a gente fortalecer essas jovens para contribuírem para mudança da cultura organizacional das empresas com equidade de gênero e empoderamento feminino”.
A Coordenadora da unidade de Programa da Plan International de Teresina, Tainá Lima, pontua que a“ parceria com a secretaria das mulheres está sendo muito importante para que as meninas e mulheres tenham uma formação com uma metodologia inovadora e envolve processo formativo campeãs da mudança para serem protagonista da sua própria história sendo líderes e desenvolvam uma criticidade sobre mais variados assuntos levam ao empoderamento feminino”, pontua.
Tags: #SEMPI, AgostoLilás, mulheres