A ação faz parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado às atividades de prevenção e combate à violência contra a mulher.
A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizará, nesta quarta-feira (21), a partir das 7h30, na Av. Francisco de Almeida Neto, no cruzamento com os Correios, na Zona Sudeste de Teresina, a blitz Maria da Penha. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de violência que afetam as mulheres e promover o conhecimento sobre a rede de apoio disponível.
É fundamental que a sociedade conheça a rede de proteção às mulheres, pois essa conscientização fortalece a prevenção e combate à violência de gênero. Ter conhecimento sobre os canais de denúncia e os serviços de apoio disponíveis, como atendimento psicossocial e orientações jurídicas, é essencial para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres, além de encorajar a população a agir contra a violência.
Durante a blitz, serão divulgadas informações sobre os canais de denúncia, como o WhatsApp “Ei, mermã, não se cale” (0800 000 1673), que oferece atendimento 24 horas, além de orientações sobre atendimento psicossocial. Esta ação faz parte da programação do Agosto Lilás, um mês dedicado a atividades de prevenção e combate à violência contra a mulher.
Segundo a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a proteção das mulheres, promovendo ações integradas que envolvem educação, prevenção e repressão a todas as formas de violência de gênero.
A blitz é resultado de uma parceria entre a Sempi, a Secretaria de Estado de Segurança (SSP), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc), e a Patrulha Maria da Penha.