Reunião de alinhamento sobre o Seminário das comunidades de povos de Terreiros
Na última segunda-feira (9), a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), participou da terceira reunião de construção do Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Piauí. Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, o encontro contou com a presença de representantes das comunidades tradicionais e de diversas instituições governamentais.
A reunião, que teve como foco o alinhamento para a organização do seminário, ocorreu em preparação para o evento que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro. O objetivo é fortalecer as comunidades tradicionais de terreiro, criando grupos de trabalho voltados para a preservação e o respeito a essas culturas. A iniciativa busca não apenas discutir políticas públicas, mas também promover ações de formação e capacitação.
A Coordenadora da Diversidade e Igualdade Racial e Inclusão da SEMPI, Letícia Gualter, destacou a relevância da articulação dessas políticas públicas, especialmente para as mulheres negras. “É muito importante esse momento de articulação de políticas públicas para as mulheres negras aconteça de forma transversalizada. A SEMPI busca, neste seminário, fortalecer as mulheres negras, levando ações de formação e capacitação em gênero. Vamos discutir estratégias para romper qualquer ciclo de violência e ouvir o que esses espaços necessitam das políticas públicas”, afirmou Letícia.
O Coordenador de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais de Terreiros, Doté Thiago, ressaltou a importância do encontro para a formulação de um plano estadual voltado para o desenvolvimento das comunidades de terreiros. “O plano será a base de todas as políticas estaduais para essas comunidades. A ideia é que ele se transforme em lei, em alinhamento com o plano nacional”, explicou.
A Gerente dos Povos de Terreiros da SASC, Mãe Lúcia de Oxóssi também destacou a integração das políticas públicas no seminário. “Vamos nos reunir de forma ampla com nosso povo para discutir saúde e diversas outras temáticas. Este seminário está dentro do nosso programa de governo e, neste momento, buscamos parcerias com diversas secretarias. Tenho certeza de que será um evento transformador para as comunidades tradicionais negras do Piauí”, concluiu.
O seminário pretende ser um marco na promoção de políticas públicas e na valorização das comunidades de terreiro, reafirmando o compromisso com o fortalecimento dessas culturas no estado.
Tags: #GovernodoPiauí, #Piauí, #SEMPI, mulheres