O Observatório terá seu lançamento oficial apenas durante a campanha dos “21 dias de ativismo”, programada para o mês de novembro de 2024.
Nesta segunda-feira (21), a Secretaria das Mulheres participou da entrega formal do Observatório da Mulher Piauiense. O Observatório foi desenvolvido em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan) dados relacionados às mulheres piauienses na mesma plataforma. A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e o Secretário do Planejamento, Washington Bonfim, estiveram presentes no momento.
Na ocasião, foi apresentado o protótipo do painel, que ainda contará com a adição de novos indicadores. Além disso, foi destacada a importância do Observatório para toda a sociedade civil, visto que na plataforma irá reunir dados que servirão como base de pesquisa e para desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres no Piauí.
Em sua fala, Zenaide Lustosa falou sobre a criação do observatório e sua importância. “Já vínhamos realizando esse processo de diálogo sobre a importância de construir um relatório para apresentar os dados das mulheres. Primeiramente fizemos um laboratório, o Elas Vivas Lab, depois visualizamos a necessidade de ampliar essas informações através do Observatório”, disse a Secretária das Mulheres.
O Secretário Estadual do Planejamento pontuou que através do Observatório será possível melhorar a atuação de políticas públicas das mulheres. “O Observatório deve ajudar na organização de prioridades de problemas, no sentido de hierarquização, assim é possível estabelecer metas para atender aquele determinado problema”, contou Washington Bonfim.
Para a coordenadora do Observatório das Mulheres Piauienses da Sempi, Maria Clara, o momento de diálogo foi importante para apresentar o andamento do painel e fortalecer a parceria entre as secretarias. “A política da mulher é transversal, o que faz ser importante essa parceria entre as secretarias. O momento foi necessário para apresentar e dialogar as melhorias do Observatório com as equipes e os secretários”, explicou.
O Observatório terá seu lançamento oficial apenas durante a campanha dos “21 dias de ativismo”, programada para o mês de novembro de 2024. Até lá, novos diálogos serão feitos e novas inserções serão planejadas.