Sempi e Sasc fortalecem parcerias para ações dos Pilares de Desenvolvimento Humano

A Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), representada pela diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Ana Cleide Nascimento, e pela diretora de Articulação de Ações Temáticas, Ivana Amorim, esteve em reunião, nesta quarta-feira (06), com a assessora técnica da Superintendência de Assistência Social (Sasc), Amália Rodrigues.

A reunião discutiu os alinhamentos de ações referentes aos Pilares de Desenvolvimento Humano, uma cooperação com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Dentre os eixos do PDH está a formação dos serviços da rede social assistencial, que visa fortalecer a rede de proteção social, integrando áreas de saúde e assistência para abordar vulnerabilidades significativas que ainda não são suficientemente enfrentadas.

A diretora de Articulação de Ações Temáticas, Ivana Amorim, pontuou sobre os alinhamentos feitos ao longo do diálogo. “Solicitamos que haja a evidência da Sempi no que diz respeito às ações que envolvem as questões de gênero. Acredito que esse programa será de extrema importância e terá um impacto significativo em todo o estado”.

Para a diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a parceria entre as secretarias na realização do PDH, no tocante ao eixo assistencial, reforça a transversalidade da ação. “Para nós é importante porque a secretaria vai entrar nas oficinas como palestrante no que diz respeito à violência baseada no gênero. É mais do que oportuno para realizarmos uma ação que integre o serviço para atender a mulher de forma integral”, disse Ana Cleide.

A assessora técnica da Sasc destacou a importância de aprofundar a compreensão sobre a violência de gênero dentro do programa. “Já é um tema trabalhado na Sasc, no entanto, demanda uma orientação mais eficaz para os profissionais que atuam na ponta. O objetivo é garantir que as vítimas recebam encaminhamentos adequados, evitando constrangimentos e, assim, reduzindo a ampliação da vulnerabilidade”, explicou Amália Rodrigues.

Tags: ,

 
 

Leia Também