Esse novo módulo de Inteligência Artificial permite que vítimas de violência doméstica e familiar solicitem medidas protetivas de urgência diretamente pelo WhatsApp.
A Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí divulga mais um canal de ajuda para mulheres em situação de violência: a JuLIA – Sentinela. Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), esse novo módulo de Inteligência Artificial permite que vítimas de violência doméstica e familiar solicitem medidas protetivas de urgência diretamente pelo WhatsApp.
Essa inovação obedece ao Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê que a vítima pode se dirigir diretamente à vara competente, sem a necessidade de comparecer à delegacia ou ser representada por advogado. As primeiras duas medidas protetivas de urgência concedidas após pedido feito pelo aplicativo de mensagens foram protocoladas nas comarcas de São Raimundo Nonato e Corrente.
Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem WhatsApp da JuLIA: (86) 98128-8015.
Fonte: Tribunal de Justiça do Piauí
Conheça mais canais de ajuda
O Piauí conta com o Protocolo “Ei Mermã”, uma iniciativa que visa garantir um atendimento humanizado e eficaz. Este protocolo realiza atendimento humanizado e também faz capacitação nas empresas que aderiram ao protocolo. A mulher ou qualquer pessoa para ter acesso ao protocolo que funciona 24 horas por dia basta enviar mensagem pelo WhatsApp no número 0800 000 1673.
Para além do “Ei, mermã, não se cale”, a mulher pode contar com o Ligue 180 ( Central de Atendimento às Mulheres), que recebe denúncias de violações contra as mulheres, encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos; e o Disque Direitos Humanos – 100, serviço 24 horas de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos.