Neste sábado (23), a Secretaria das Mulheres (Sempi) promoveu mais uma ação da programação da campanha “21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero”. Desta vez, o Parque Mão Santa foi contemplado com a visita do Ônibus Lilás. A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa marcou presença na abertura da ação.
Por meio de um bate-papo sobre como enfrentar a violência doméstica e familiar, as mulheres conseguiram dialogar como identificar os tipos de violência contra a mulher e conheceram os canais de denúncia do estado. Para além deste momento, os moradores tiveram acesso ao Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança, onde puderam realizar a atualização de documentos; e à Ouvidoria Geral do Estado, espaço para que a população possa manifestar a opinião.
A secretária Estadual das Mulheres pontuou a importância da integração dos serviços na construção do protagonismo feminino no estado. “São várias ações que se integram para atender a comunidade e fortalecer não só na área da autonomia econômica, do enfrentamento à violência, mas em vários espaços que essas mulheres possam se tornarem protagonistas”, declarou Zenaide Lustosa.
A diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Ana Cleide, chamou a atenção para a necessidade de realizar, cada vez mais, ações nos bairros periféricos da cidade. “Ao longo da roda de conversa, recebemos alguns relatos de mulheres em situação de violência que não sabiam a quem recorrer. É fundamental que o Ônibus Lilás esteja presente também nas periferias de Teresina. Precisamos garantir que os serviços cheguem até essas comunidades. Ao fazer isso, as mulheres são encorajadas a buscar ajuda”.
Para a presidente da Associação dos Idosos do Parque Mão Santa, Rosa Maria, a ação chegou à comunidade na hora certa. “Presenciamos muitas mulheres que têm vários relatos de problemas e que não sabem a quem recorrer. Então agora, depois deste momento formativo, elas estão sabendo, foram muito bem orientadas”.
O momento foi marcado pela participação e contribuição das mulheres da comunidade. Muitas pontuaram a importância de compreender seus direitos e quais canais devem buscarem ajuda, como destacado pela moradora Letícia Brito. “Achei muito importante, temos que saber cada vez mais quais são os nossos direitos e como nos proteger de um mundo tão machista. Essa roda de conversa é muito importante para nós, não só para as presentes, mas sim para repassarmos para outras mulheres que estão ao nosso redor, para ajudar de alguma forma”, contou.
Sobre o Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é um serviço de atendimento humanizado é que realiza orientações nas áreas da assistência social, psicologia e jurídica e se desloca nas áreas da zona rural dos municípios. Além dos serviços oferecidos, o ônibus reafirma a importância da luta para combater o machismo, o racismo e toda forma de violência contra as mulheres. Ao longo da campanha, alguns bairros da capital , associações e instituições receberão os serviços.
Confira, a seguir, os próximos locais de atendimento do Ônibus Lilás:
30/11 – Assentamento 08 de Março
Sede da Associação de Moradores.
06/12 – Associação de Mães de Santa Maria da Codipi III
Rua Lourival Mesquita – 3526
Santa Maria da Codipi III
Tags: #SEMPI, #SEMPI #PiauísemMisoginia #21DiasdeAtivismo