21 dias de Ativismo: Ônibus Lilás realiza serviços na Associação de Mães da Santa Maria da Codipi

A Secretaria das Mulheres (Sempi) realizou, nesta sexta-feira (06), a última rota do Ônibus Lilás referente a agenda de ações da campanha “21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero”, com a Associação de Mães da Santa Maria da Codipi como contemplada.

As mulheres da Associação participaram da roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica, na qual foi destacada as formas de violência e quais canais de ajuda recorrer na capital. No mesmo momento, as participantes tiveram acesso aos serviços da Ouvidoria Geral do Estado, emissão da carteira de identificação e oficina da beleza com corte de cabelo, produção de penteado afro, esmaltação de unhas e limpeza facial.

A coordenadora da saúde da Sempi, Tayanne Cavalcante, destaca que neste momento as mulheres podem tirar dúvidas e conhecer a rede de proteção além de conversar com outras mulheres e crirar rede de apoio para consiga fazer denúncia de qualquer tipó de violência “Foram levadas informações, conhecimento e material de apoio para essas mulheres, com o objetivo de ajudá-las a identificar os vários tipos de violência e agressões contra a mulher. Além disso, foram fornecidas orientações sobre onde buscar atendimento e apoio através dos canais de ajuda disponíveis”, explicou.

O Ônibus Lilás possui um importante papel na luta pelo enfrentamento à violência de gênero. Por meio de suas ações em comunidades rurais, indígenas, ciganas, ribeirinhas e quilombolas, o Governo do Piauí, através da Sempi, oferece atendimento gratuito e multiprofissional às mulheres do estado que vivem em situação de violência.

Ao longo dos 21 dias Ativismo, as rotas do ônibus visitaram diversas instituições, localidades e instituições, visando o engajamento de um maior número de pessoas pelo fim da violência contra as mulheres.

Tags: , ,

 
 

Leia Também