Nesta sexta-feira (10), a Secretaria das Mulheres, representada pela gerente de articulação, Adriana Ribeiro, e coordenadora das Mulheres, do Campo, das Florestas e das Águas, Adeliane Martins, reuniu-se com a Superintendência da Igualdade Racial e dos Povos Originários (Suirpo) para dialogar sobre a Conferência Regional das Mulheres Indígenas.
“Solicitamos a colaboração da diretoria dos povos originários para que possamos contactar as mulheres indígenas do estado do Piauí para participar da conferência regional na Paraíba”, explicou a gerente de Articulação da Sempi”.
A Conferência Regional está programada para março de 2025, a acontecer na Paraíba. Este evento será uma oportunidade para fortalecer a voz das mulheres indígenas e discutir questões que impactam suas comunidades. A expectativa é que a participação das mulheres piauienses contribua para um diálogo mais amplo e representativo na Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, prevista para ocorrer em Brasília entre os dias 6 e 10 de março de 2025.
Na reunião, também estiveram presentes o diretor e o gerente dos Povos Originários da Suirpo, Cacique Henrique e Cícero Dias, respectivamente.
Conferência Nacional das Mulheres Indígenas
A conferência nacional está prevista para ser realizada em Brasília (DF), e terá como tema central o “Enfrentamento da Violência contra as Mulheres Indígenas” e os debates serão divididos em seis eixos temáticos: Direito e Gestão Territorial, Emergência Climática, Políticas Públicas e Violência de Gênero, Saúde, e, por último, Educação e transmissão de saberes ancestrais para o bem viver.
Tags: #SEMPI