Janeiro Branco: Secretaria das Mulheres transmite live sobre o adoecimento mental das mulheres

Nesta sexta-feira (10), para abrir a campanha Janeiro Branco, a Secretaria das Mulheres realizou a live ‘A gota d’água – uma gota de esperança’. O momento virtual foi um espaço para abordar os fatores que levam ao adoecimento mental das mulheres. 

A live contou com a convidada, Larissa Hack, fundadora do Grupo Batom, e a diretora de Articulação da Sempi, Ivana Amorim, como mediadora. O bate-papo completo está disponível no instagram oficial da Sempi (@sempimulheres). 

Em sua participação, Ivana Amorim destacou sobre o trabalho excessivo da mulher e como isso é um dos fatores de esgotamento mental desse público. “O trabalho excessivo é um trabalho que não acaba, pois as mulheres frequentemente acumulam funções dentro e fora de casa. Essa sobrecarga pode levar ao adoecimento físico e mental”, ressaltou a diretora. 

Ao explicar a metáfora da ‘última gota’ como o esgotamento mental de uma mulher, Larissa Heck convidou as presentes a refletirem como as antigas gerações de mulheres terminaram por ignorar os fatores da saúde mental. “Hoje, nós que trazemos esse diálogo ainda encontramos barreiras para trabalhar essas discussões. Esse esgotamento chega a transbordar exatamente por tolerar por muito tempo as questões e obrigações impostas a nós mulheres”. Ela ainda completou sua fala reforçando que as gotas de esperança precisam ser espalhadas e compartilhadas, na busca pela construção de uma sociedade mais saudável. 

As atividades da campanha Janeiro Branco da Sempi seguem durante todo o mês, com uma programação diversificada voltada para conscientização e prevenção do adoecimento mental das mulheres. 

Tags: ,

 
 

Leia Também